Semana Cáritas pretende afirmar e divulgar Núcleo de Guimarães

A Semana Cáritas vai decorrer em Guimarães de 26 deste mês a 3 de Março. É a primeira vez que a iniciativa se realiza fora de Braga ao cabo de 75 anos.

Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira em Guimarães, o Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga afirmou que a escolha de Guimarães é uma estratégia de descentralização daquela instituição e também uma forma de divulgar o seu recém formado núcleo de Guimarães.
"O primeiro objectivo é afirmar a Cáritas Arquidiocesana nos seus 13 arciprestados e aproveitar a oportunidade de ter nascido o seu primeiro núcleo neste processo de descentralização para darmos um primeiro passo para sairmos de Braga", afirmou João Nogueira.

Aquele responsável destacou a importância da "proximidade" de uma acção que se tem desenvolvido praticamente no concelho de Braga. Ora com a descentralização que resulta da criação do Núcleo de Guimarães, a Cáritas pretende "aproveitar os recursos para dinamizar o seu trabalho". Na sua opinião, ao realizar em Guimarães a Semana Cáritas "é uma forma de dar visibilidade ao trabalho que se está a realizar aqui e que se está a afirmar como uma excelente prática e que queremos levar a outros arciprestados da Diocese".
O Núcleo de Guimarães da Cáritas foi criado há cerca de um ano. A Presidente da Cáritas Arciprestal de Guimarães e Vizela, Rosário Ferreira, revela que o trabalho desenvolvido tem incidido no apoio aos migrantes que chegam a Guimarães.
"Infelizmente temos tido muito trabalho. Temos estado a apoiar essencialmente a comunidade imigrante", sublinhou.
Trata-se de um apoio, sobretudo ao nível da legalização, mas também apoio à renda e alimentação, entre outros.

"Só tem sido possível ajudar esta comunidade fruto de um trabalho em rede porque só assim se pode funcionar. Trabalhamos directamente com os serviços sociais da Câmara Municipal de Guimarães e Vizela. No fundo trabalhamos como «ponte» para aqueles que nos procuram e depois procuramos as respostas junto dos devidos canais", sublinhou.
Na mesma conferência de imprensa, a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela Cáritas num tempo e numa sociedade que "necessita de ser cada vez mais solidária". Paula Oliveira sublinha que a Câmara "agradece" o trabalho do Núcleo da Cáritas que, a par daquele que é assegurado pela rede social do Concelho, "procura responder com celeridade e qualidade às necessidades de quem nos procura".
O Arcipreste de Guimarães e Vizela salientou a necessidade de "despertar consciências na comunidade para a importância do trabalho de apoio social de proximidade aos mais fragilizados".
Na conferência de imprensa foi divulgado o programa da Semana Cáritas. Um programa começa no dia 26 deste mês com a performance «Cáritas», protagonizada por crianças de infantários de Guimarães. No dia seguinte, na Escola Francisco de Holanda há sessão sobre voluntariado, sob o tema «Cuidar o outro», tendo como protagonistas jovens voluntários.. No dia 29, em Braga, realiza-se o II Open Day da Cáritas. No mesmo dia mas, de novo, em Guimarães, a Cáritas vai à Escola da Pégada e à Egas Moniz no âmbito do projecto «Cáritas na escola». Ainda no dia 29, há tertúlia a Associação Convívio. No dia 1 de Março, no Paço dos Duques de Bragança, há concerto solidário com o TetrAcond'Ensemble. O programa termina no dia 3 com missa na Igreja da Oliveira, pelas 12h00, sendo que nos dias 2 e 3 realiza-se o peditório Cáritas.


Marcações: Cáritas

Imprimir Email