Bombeiros de Guimarães celebram 147 anos ao longo de dois meses

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão celebrar o seu 147º aniversário ao longo de dois meses, entre Março e Abril, com um vasto conjunto de iniciativas, convidando toda a população vimaranense a participar, nos vários momentos da festa da Associação Humanitária.
Os 147 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães começam a ser assinalados a 9 de Março, com a realização de workshop de Suporte Básico de Vida, aberto à participação de todos os

interessados. O programa comemorativo prossegue a 16 de Março, no Salão Nobre do Quartel, com a cerimónia de condecoração dos associados com 25 e 50 anos de efectividade e empresas benfeitoras da Corporação.
A sessão solene do dia de aniversário dos Bombeiros Voluntários de Guimarães será celebrada a 24 de Março, domingo, com a missa às 9h00. As portas do quartel estarão abertas a toda a comunidade, sendo que a Associação Humanitária deseja "agradecer a todos os vimaranenses o apoio permanente que têm dado à nossa instituição, mas também expressar claramente o sentimento de que a presença da comunidade constitui sempre um precioso estímulo para a actividade e o serviço dos nossos bombeiros", sublinha o presidente da direcção da Associação Humanitária, João Pedro Castro.

Simultaneamente, esta é também «mais uma oportunidade "para mostrarmos a todos os vimaranenses a exposição do nosso extraordinário e valioso espólio, mas também as nossas viaturas, mais modernas e antigas, bem como os nossos espaços», acrescenta João Pedro Castro.
Naquele dia, antes da sessão solene comemorativa, a corporação vai realizar o tradicional desfile pelas ruas da Cidade e prestar tributo aos soldados da paz e fundadores, no Monumento ao Bombeiro. Como habitualmente, a sessão
solene comemorativa decorrerá na parada do quartel, onde terá lugar um dos momentos altos da cerimónia, com a imposição de condecorações a elementos da Corporação.
«A presença dos vimaranenses na nossa festa, associando-se aos nossos bombeiros, reforça o sentimento da grande família que somos e desejamos permanentemente ampliar e fortalecer", considera Bento Marques,
comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Ainda em Março, no dia 23, terá lugar o Workshop «Condução fora de estrada», organizado em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros, dirigido a formadores de todo o País.
No mês de Abril, as comemorações prosseguem, no dia 13, com um dia inteiramente dedicado às crianças, com a realização dos “bombeirinhos” no quartel. A 25 de Abril, terá ainda lugar, no Paço dos Duques de Bragança, um
evento solidário, organizado em parceria com o Corpo Perfeito, uma mega-aula de cycling.


Marcações: bombeiros, 147 anos

Imprimir Email