Ofensas corporais lideram estatísticas do Gabinete Médico-Legal

Os dados de 2003 não deixam dúvidas. O Gabinete Médico-Legal realizou 2 mil 556 peritagens relacionadas com a integridade física e 22 exames sexuais. O serviço registou a admissão de 220 cadáveres, um dos quais não
identificado. Uma análise das causas da morte violenta apuradas através da realização de autópsias permite concluir que se registaram 57 falecimentos provocados por acidente de viação, 12 por sinistros laborais, três homicídios, 32 suicídios e 17 por outros motivos. Foram registadas 78 mortes naturais e 16 por causa indeterminada.
A funcionar há cinco anos, o Gabinete Médico-Legal de Guimarães começou a sua actividade em instalações situadas no Hospital Senhora da Oliveira. Este serviço foi criado para resolver problema de instalações e de uniformização de critérios.
Abrangendo as Comarcas de Guimarães, Santo Tirso, Cabeceiras, Celorico, Fafe e Felgueiras, o Gabinete Médico-Legal de Guimarães é responsável pela realização de exames no âmbito do direito penal, do direito civil, da sexologia forense, toxicodependência e autópsias ou exames de tanatologia.
Em termos de movimento, este é o Gabinete com mais trabalho no País,
sendo as ofensas corporais os exames mais requisitados, estando a funcionar em instalações provisórias.
De igual modo, a sala de exames dos vivos foi conseguida graças à
colaboração da casa do pessoal do Hospital e estão a ser desenvolvidas as deligências necessárias para juntar os serviços.


Marcações: Agenda Cultural

Imprimir Email