Guimarães subscreve «Declaração Basca» sobre sustentabilidade ambiental

A Câmara Municipal de Guimarães subscreveu, no arranque da 8ª Conferência Europeia das Vilas e Cidades Sustentáveis, que decorre em Bilbao, Espanha, a «Declaração Basca».

Trata-se de um documento que pretende tornar-se no novo roteiro para os municípios da União Europeia avançarem no sentido da diminuição das emissões de carbono e para enfrentarem as consequências das alterações climáticas.
 
A «Declaração Basca» sucede à Carta de Aalborg (1994) e Compromissos de Aalborg (2004) - que Guimarães também assinou -, e pretende lançar as bases do caminho para a sustentabilidade das cidades, ainda que reconhecendo que tal vai exigir uma "transformação tecnológica, socioeconómica e sociocultural". O seu objectivo é a criação de "municípios produtivos, sustentáveis e resilientes", onde a qualidade de vida dos cidadãos é assegurada e onde "os limites dos ecossistemas locais e globais bem como os recursos naturais são respeitados".
 
O roteiro conta com uma dezena de etapas para alcançar o objectivo final, incluindo caminhar para o fim dos sistemas de energia dependentes de carbono, reduzindo o consumo total deste recurso, criar padrões sustentáveis de mobilidade urbana e de acessibilidade e proteger e melhorar a biodiversidade e os ecossistemas.

 

 

 

Marcações: Ambiente

Imprimir Email