Câmara de Guimarães promete continuar combate à poluição no rio Ave

O Presidente da Câmara de Guimarães prometeu continuar o combate à poluição no rio Ave, ao manifestar confiança na segurança e qualidade da água distribuída pela Vimágua nos concelhos de Guimarães e Vizela. Domingos Bragança reagia desta forma ao pedido de esclarecimento feito pelo Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, a propósito da publicação de um estudo que identificou bactérias resistentes a antibióticos no Rio Ave.

No período antes da ordem do dia, na reunião do executivo realizada ontem, o representante da CDU perguntou ao Presidente da Autarquia se tinha "informação que possa fornecer para esclarecer a situação, que gera algumas dúvidas na população".

Na resposta, Domingos Bragança fundamentou a sua posiçã, nos resultados da vigilância sanitária efectuada pela Unidade de Saúde Pública, do Agrupamento de Centros de Saúde de Guimarães. "Com o conhecimento actual das condições em que se processa o abastecimento de água para consumo humano nos concelhos de Guimarães e Vizela após tratamento, não é do nosso parecer que a água disponibilizada aos consumidores actualmente constitua risco iminente para a saúde pública", refere o documento que já tinha sido fornecido à vereação. "O histórico do controlo feito pela Vimágua e da vigilância sanitária efectuada pela Unidade de Saúde Pública (USP), mostra incumprimentos muito pontuais e logo corrigidos, conforme as boas práticas impõem e a legislação exige. Além disso, não é do conhecimento desta USP a ocorrência de casos de doença causadas especificamente por estes agentes", acrescenta o documento.

O Presidente da Câmara aproveitou o pedido de esclarecimentos para sublinhar que "o combate à contaminação foi robustecido através do grupo de trabalho criado pela Câmara, agregando 21 entidades", realçando ainda "o interesse da população". "Tudo isto fez andar todas as entidades fiscalizadoras e vamos continuar este combate", afirmou.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email