Vimágua assinala Dia Mundial da Água com diversas iniciativas

Esta quarta-feira celebra-se o Dia Mundial da Água. Este ano, o tema proposto pela UN-Water para assinalar a data é promover uma reflexão à escala global sobre «Águas Degradadas». Em Guimarães, a Vimágua assinala a data com diversas iniciativas de sensibilização.

Pelas 10h00, há actividades lúdicas e pedagógicas na Escola EB 2, 3 de Briteiros. Pelas 14h00, no Centro de Ciência Viva há conversa sobre a água e controlo de qualidade.

Já pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Lordelo, realiza-se mais uma sessão do “Café com Ambiente” com a particpação de Pimenta Machado, director da Agência Portuguesa do Ambiente, Paulo Ramísio, Vice-Presidente do Laboratório da Paisagem, Elisabete Machado, Coordenadora do ACES Alto Ave e Armindo Costa e Silva, Presidente do Conselho de Administração da Vimágua.

O tema proposto pela UN-Water para assinalar o Dia Mundial da Água neste ano para promover uma reflexão à escala global é: Águas Degradadas. Estima-se que as necessidades relacionadas com o consumo de água venham a aumentar em 50% até 2030.
O aumento da procura será sentido com maior expressividade nas zonas urbanas e irá exigir que se equacionem alternativas na gestão dos recursos hídricos disponíveis, os quais, como sabemos, são limitados.

A reutilização segura da água rejeitada é uma área que irá ser objeto de importantes desenvolvimentos, nos próximos anos, particularmente, nos processos produtivos de diferentes indústrias, em particular, da indústria alimentar. Lembramos que o consumo industrial é responsável por 22% do consumo global de água no mundo (UN-Water, 2012).

A água degradada que rejeitamos passa, assim, a ser vista como um potencial recurso, passível de ser reutilizada, depois de devidamente tratada, vindo a trazer benefícios económicos e ambientais.

Na agricultura a reutilização da água degradada poderá ser especialmente benéfica, na medida em que, devidamente tratada, essa água terá níveis elevados de nutrientes, pelo que sendo feita uma adequada utilização trará valiosos benefícios quer à segurança alimentar quer ao meio ambiente.

É necessário que todos percebam que a Vida funciona em ciclo e que os recursos naturais não são infinitos. Assim, tal como o ciclo urbano da água encerra uma interdependência na sequenciação das suas diferentes etapas, também cada um de nós é parte nesta cadeia, sendo a sua responsável atuação indispensável à sustentabilidade dos recursos naturais disponíveis.

 

 

Marcações: Ambiente

Imprimir Email