Mobilidade do futuro exige solução inovadora e empreendedora

O uso convencional da viaturas é um dos principais problemas que urge solucionar no que respeita à mobilidade.

A afirmação foi proferida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente que presidiu esta sexta-feira à sessão de abertura do workshop «Cidades e Território - Desafios e Oportunidades», promovido pelo Centro de Território, Ambiente e Construção da Universidade do Minho.
Na sua intervenção José Mendes salientou que o problema exige uma solução inovadora e empreendedora.

Para José Mendes este é um encargo de políticos, investigadores e empresários. Certo é que o futuro é dos veículos eléctricos. A este propósito, anunciou que até final do ano, haverá instalados mais de 1.500 postos de carregamentos rápidos e semi-rápidos e lembrou os incentivos à compra deste tipo de viaturas.

O governante lembra a necessidade urgente de diminuir a emissão de CO2, sob graves riscos para a humanidade.

Numa sessão que contou com a presença dos presidentes dos Municípios de Guimarães e Braga, Domingos Bragança, salientou alguns dos projectos que estão a ser desenvolvidos em nome da sustentabilidade ambiental.

No âmbito  do workshop que decorre no auditório nobre da Universidade do Minho, esta tarde serão discutidos diversos temas, nomeadamente optimização económica das emissões e da energia na renovação dos edifícios, rede pedonal inteligente e sistema de gestão de infraestruturas inteligente, entre outros. A sessão de encerramento está marcada para as 18h00, com a presença do Reitor da Universidade do Minho, António Cunha.


Marcações: Ambiente

Imprimir Email