Guimarães tem a primeira calculadora da Pegada Ecológica do País



Guimarães apresentou, esta segunda-feira, a primeira Calculadora da Pegada Ecológica do País. A apresentação decorreu no Laboratório da Paisagem de Guimarães no âmbito do projecto «Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses».
Sara Pires, da Universidade de Aveiro, salienta que depois de conhecerem a pegada ecológica do Concelho, os vimaranenses têm agora a possibilidade de saberem a sua própria pegada ecológica, através do simples preenchimento de um questionário disponível no site da Câmara Municipal.
Trata-se de um questionário sobre hábitos alimentares, transporte e condições habitacionais em que os utilizadores também podem simular consumos para perceber de que modo podem reduzir a sua pegada ecológica.

O objectivo é sensibilizar e promover alteração de mentalidades, não só comportamentos individuais mas também do poder público tendo como finalidade a sustentabilidade do planeta.

Recorde-se que de acordo com dados de 2016, a alimentação e, concretamente o consumo de carne, tem um peso de 60% na pegada dos vimaranenses.

A calculadora da pegada ecológica dos vimaranense está disponível no site da Câmara Municipal de Guimarães e no site www.pegadasmunicipios.pt.

Após a sessão de apresentação da calculadora da pegada ecológica decorreu a sétima reunião do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável – Guimarães 2030 que incluiu uma acção de formação intitulada «Cidadãos pela redução da Pegada Ecológica: Embaixadores de Guimarães».


Marcações: Calculadora da Pegada Ecológica

Imprimir Email