Luís e Miguel são dois irmãos e são especiais

Maria José e Luís Abreu depararam-se com um diagnóstico difícil de prever. Luís Pedro, o mais velho, é sobredotado. Miguel, o segundo, sofre de um espectro de autismo.

Para lidar com isto é simples: amor e paciência. Só com um cocktail de ambos se derrubam os tijolos do muro que, em ambos os casos, os impede, tantas vezes, de comunicar.

Quando o Miguel nasceu já o Luís Pedro – na ocasião com oito anos – era fluente a inglês, sabia a tabuada, o Teorema de Pitágoras e frequentava o 5º ano da famosa Escola da Ponte em Vila das Aves. Este estabelecimento de ensino, diferenciador dos demais, permite um acompanhamento personalizado adaptado ao ritmo de cada aluno, o que para o Luís Pedro, diagnosticado desde os cinco anos com sobredotação, era o ideal.

Miguel, irmão de Luís Pedro,  está diagnosticado com um espectro de autismo, tem quatro anos e não fala.

Depois de um parto muito complicado que resultou numa cesariana de urgência acabou por ser um bebé normal até aos 18 meses de idade, embora, a mãe relate comportamentos obsessivos a partir do primeiro ano. “O Miguel aos 13 meses colocava os produtos de banho todos por ordem. E fazia-o compulsivamente”. “Desde sempre rejeitou certos alimentos, rodava sobre si próprio, não batia palmas como os bebés normais e nunca socializou”.

Perturbações da comunicação e de relacionamento é muitas vezes o primeiro diagnóstico.

Conheça mais pormenores da história destes pais com dois filhos especiais na BIGGERmagazine de Junho!

Marcações: Bigger

Imprimir Email