VÍDEO: Seminário sobre «Estratégias de Gestão e Prevenção de Incêndios Florestais no Espaço SUDOE»

Realizou-se por videoconferência o seminário temático “Estratégias de Gestão e Prevenção de Incêndios Florestais no Espaço SUDOE” que serviu também para assinalar o Dia Mundial da Terra.

Este Seminário teve enquadramento no projeto MONTCLIMA: clima e riscos naturais nas montanhas do SUDOE. O evento contou com a participação de mais de uma centena de pessoas, dos diferentes territórios SUDOE abrangidos pelo projeto (Portugal, Espanha, França e Principado da Andorra).

Este encontro, em formato online, e com vocação internacional, permitiu que numerosos oradores externos e parceiros do projeto MONTCLIMA se debruçassem, fundamentalmente, sobre dois temas.
A análise de dados passados e de projeções futuras referentes ao risco de incêndio florestal no sudoeste europeu e a discussão das melhores práticas de gestão e de estratégias para a prevenção deste risco.

Em consonância com os temas referidos, o seminário estruturou-se em três blocos temáticos balizados por intervenções de caráter institucional. Importa referir que a Região de Leiria, que acolheu este evento, foi assolada por grandes incêndios florestais no ano de 2017. O tema do seminário e o parceiro promotor do evento não foram, portanto, escolhidos ao acaso. Apostar na prevenção é uma prioridade assumida pela região, fazendo jus à seguinte frase, referia e amplamente repetida durante o seminário: “Os incêndios não se combatem, previnem-se”.

Para o apoio à implementação do MONTCLIMA, a CIMRL conta com a assessoria técnica por parte da empresa GeoAtributo – Consultadoria e Informação para o Planeamento e Ordenamento do Território, Lda.

 

Imprimir Email