Sinos das igrejas da cidade de Guimarães vão anunciar saída da Marcha Gualteriana

Os sinos das igrejas de cidade de Guimarães vão anunciar a saída da edição deste ano da Marcha Gualteriana. O desfile sai às ruas amanhã, às 22h00. O início da Marcha será anunciado através de um repique simultâneo dos sinos das igrejas da Cidade de Guimarães, em vez da tradicional girândola de fogo. Os sinos das igrejas vão tocar o Hino da Cidade de Guimarães ou, em alternativa, será tocado um repique de festa.

Em comunicado enviado pelo Município de Guimarães, justifica-se a decisão da Associação Artística da Marcha Gualteriana com a situação de alerta anunciada para este período de intenso calor, por despacho do Governo emitido na passada quarta-feira.
Recorde-se que o Ministro da Administração Interna declarou a Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental, considerando o comunicado da Autoridade Nacional de Proteção Civil da passagem aos Estados de Alerta Especial Vermelho e Laranja do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios.

O Serviço Municipal da Proteção Civil de Guimarães alerta para a proibição total da utilização de fogo-de-artificio ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações emitidas enquanto vigorar a situação de alerta; proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais ou outras vias que os atravessem e proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais.

O desfile da Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. Na edição deste ano é novidade, ainda, o arranque da Marcha às 22h00, uma hora mais cedo que o habitual.
A Marcha conta com 9 carros de diferentes temáticas: Cidade de Guimarães, República Checa, Brave, Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho, Hawai, Música no Coração – com música ao vivo ao cargo da Sociedade Musical de Pevidém, Arte Barroca e o mítico Balonas. Entre os carros alegóricos exibem-se 13 números vivos a cargo de várias associações vimaranenses.

Foto: cedida pela Câmara de Guimarães.

 

 

Imprimir Email