Festival Vaudeville traz o circo contemporâneo de volta a Guimarães

O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous arranca já na próxima segunda-feira, com espetáculos e actividades que vão percorrer diferentes espaços das cidades de Guimarães, Barcelos, Braga e Famalicão.
Ao longo de seis dias – de 19 a 24 de Julho, o evento promete manter a sua ousadia habitual, com a apresentação de 13 espectáculos, dos quais se destacam duas estreias absolutas (Váld e Do you still want to dance with me?) e cinco estreias nacionais (Pulse, Random, Baïna[na], Wake up! e Là-bas). Organizada pelo Teatro da Didascália, a sétima edição do Vaudeville mantém a missão de promover a programação nacional e internacional de circo contemporâneo, artes de rua e formas transdisciplinares no espaço público.

O primeiro espectáculo a ser apresentado no Festival é Váld, com estreia absoluta marcada para o dia 21 de Julho, às 21h00, no Jardim do Paço dos Duques, em Guimarães. Criada pela companhia sueca Right Way Down, um colectivo de seis equilibristas, a actuação espelha a natureza simbiótica e a forma como uma única entidade prospera em unidade.

Também no dia 21, no mesmo local, há a estreia de «Là-bas», pela companhia francesa Compagnie Troubles Champêtres. Já «Random», do francês Joel Martí e do espanhol Pablo Molina, pode ser visto sexta-feira, às 22h00, também no jardim do Paço dos Duques de Bragança.

Entre os cinco espetáculos que o Vaudeville traz pela primeira vez a território nacional, o público poderá assistir à coreografia radical de um conjunto de seis acrobatas em Pulse; ao equilíbrio, contorção, corda bamba, dança, teatro e diálogos perturbadores que marcam a história dificilmente credível contada em Random; às situações por vezes loucas e muitas vezes absurdas de Baïna[na], que irá aproveitar o espaço público para elaborar um cenário social e sonhador do nosso mundo contemporâneo; a Wake up!, uma atuação gestual e acrobática que coloca dois homens numa trajetória sem fim, num caminho linear e contínuo e em temporalidades distintas; e ainda a Là-bas, uma narrativa visual protagonizada por um jovem que migrou do seu país para novas terras e que partilhará com o público os seus sonhos, dúvidas e histórias de amor.
Roll with it, 3D, Copyleft, Otus Extracts, Rizoma e Espera completam o leque de espetáculos que irão, ao longo de quatro dias, percorrer as quatro cidades do Quadrilátero Cultural (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães). Nesta edição, o Festival faz também uma grande aposta nas actividades de mediação, que contemplam quatro oficinas de criação em que o público poderá criar a sua própria apresentação, duas masterclasses orientadas para profissionais das artes, uma oficina dirigida a malabaristas e skaters e uma sessão de pitching entre criadores e programadores.

Todas as atividades do Festival decorrerão ao ar livre e são de entrada gratuita, mas, na edição deste ano, será necessário reservar os bilhetes antecipadamente, de forma a controlar as entradas e a lotação. Aconselha-se a consulta de mais informação em www.teatrodadidascalia.com

Marcações: Festival Vaudeville Rendez-Vous, Discália

Imprimir Email