Programa «Largo do Toural»: Belmiro Jordão percorre vivências e estórias do Teatro Jordão

Belmiro Jordão é o convidado deste sábado do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.

A conversa urdida por uma teia de memórias percorre vários episódios da história contemporânea vimaranense, cruzando vivências pessoais com o contexto social, económico e cultural do concelho que, a partir do dia 20 de novembro de 1938, ficou robustecido com o Teatro Jordão.

A poucos dias de completar 89 anos, Belmiro Jordão recorda a inauguração da "luxuosa sala de espectáculos" que colocou Guimarães no roteiro das grandes produções artísticas nacionais, com um testemunho rico de pormenores e que ajuda a compreender a dimensão do carácter empreendedor do seu avô - Bernardino Jordão (1868-1940).

O Teatro Jordão surge da visão arrojada de um defensor convicto dos ideais republicanos, homem que nasceu em São Romão de Arões, em Fafe, mas que adoptou Guimarães incondicionalmente como a sua Cidade.

Na semana em que se assinalou o 11º aniversário da implantação da República, as palavras emocionadas de Belmiro Jordão servem de tributo e de antecipação para a nova era do Teatro Jordão. A obra de requalificação já está na recta final e o nome do seu mentor continuará a viver na fachada principal do edifício.

Poderá ouvir a entrevista na íntegra AQUI

Marcações: Teatro Jordão, Belmiro Jordão, Programa «Largo do Toural» , Bernardino Jordão

Imprimir Email