Dia Um de Portugal: Estreia da película «Afonso 360º» sobre a Batalha de S. Mamede

Um filme interactivo que retrata a o dia-a-dia de D. Afonso Henriques vai ser apresentado sexta-feira no âmbito do programa que assinala mais um aniversário da Batalha de S. Mamede. A iniciativa, validada pela Direcção Regional da Cultura do Norte, é um "projecto inovador em Portugal", anunciou o Município de Guimarães em comunicado.

«Afonso 360» é o tema de uma "película inédita" em Portugal, com recursos a novas tecnologias de imersão, 360º e realidade virtual.
O lançamento do filme está agendado para esta sexta-feira, 24 de Junho, no âmbito das comemorações da Batalha de S. Mamede (1128), na cidade de Guimarães.
Este projecto pioneiro permite a interacção do público com a História e o Património, através de inovadoras ferramentas tecnológicas e com produção totalmente nacional, a partir de locais de visualização instalados no interior e exterior do Castelo de Guimarães e onde cada visitante poderá assumir-se como realizador deste filme perante a possibilidade de selecção do respectivo enquadramento.

Este projecto está ainda adaptado para pessoas de mobilidade reduzida, possibilitando a visita virtual ao monumento, com recurso a uma plataforma mecânica.
O filme adapta-se em constantes metamorfoses e transfigurações fruto da utilização de realidade virtual e vai estar patente nos próximos cinco anos.


Marcações: 24 de Junho de 1128 - Batalha de S. Mamede , filme, 360º

Imprimir Email