Arcebispo de Braga vai presidir no próximo domingo à Ronda da Lapinha

O Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, vai presidir no próximo domingo à Ronda da Lapinha, a secular manifestação de fé em honra da protectora das colheitas que percorrerá o trajecto com cerca de 21 quilómetros, atravessando várias freguesias do Concelho.

"Será uma honra ter o Sr. Arcebispo a presidir à Ronda entre a Lapinha e a igreja da Senhora da Oliveira. É a primeira vez em quatro séculos", destaca Fátima Carvalho Dias, juíza da Irmandade da Lapinha, ao referir-se à festividade que regressa à normalidade "em pleno".

A responsável sublinha que "o culto a Nossa Senhora da Lapinha constitui uma expressão de manifesta religiosidade popular, com uma identidade que foi criando, ao longo dos séculos, os
seus próprios atributos religiosos, mas também ritos e práticas que assumem um sentido híbrido, com carácter religioso e raízes profanas".

Reconhecendo a íntima relação entre a devoção e a identidade cultural dos habitantes do vale do Vizela, Fátima Carvalho Dias assinala que que se mantém à invocação à protecção dos campos de cultivo de milho e da vinha, conservando-se essa representação nos elementos decorativos do andor que vai percorrer 14 freguesias do Concelho de Guimarães.

Realizada ao longo de mais de quatro séculos, a peregrinação da “Ronda da Lapinha” tem início no santuário de Calvos, passando por Infantas, Costa, Mesão Frio, Azurém, Oliveira do Castelo, S. Paio, S. Sebastião, Creixomil, Urgezes, Polvoreira, Tabuadelo, S. Faustino e Abação.

"O momento emblemático desta peregrinação é a chegada da Senhora da Lapinha à igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e por isso, também conhecida como a peregrinação da 'Senhora à vila'", justificou, ao salientar a existência de "evidentes resquícios das origens pagãs, associados à prática e protecção agrária, na bênção dos campos, símbolo da natureza e da vida".

"O trajecto percorrido celebra e sacraliza, não só o espaço, mas também a experiência humana. Com sentido de enraizamento que fundamenta a renovação da vida, da natureza, do tempo, no reflexo de uma vivência quotidiana, que se manifesta na vitalidade da devoção à Senhora, a “Ronda da Lapinha” é encontro, é transformação, é o momento onde a crença, o ritual e o espiritual confluem e transbordam. Se para uns a peregrinação é o momento através do qual buscam a interseção da Senhora ou através dela manifestam a proteção alcançada, para outros esta consciência religiosa humana não está presente, sendo um momento de partilha, fruição e acontecimento", considera a juíza, indicando que "acima de tudo, a Lapinha é centro de espiritualidade".

No programa da peregrinação, merece destaque a eucaristia marcada para as 11h00 e que será presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro. Há ainda eucaristias às 7h00 e às 8h00; pelas 9h00, sacramento da reconciliação. A saída  acontecerá como habitualmente às 13h00, estando a chegada à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira prevista para as 16h30 e a saída uma hora depois. Pelas 20h30, ocorrerá a chegada ao Santuário da Lapinha.

Marcações: Santuário da Lapinha, Ronda da Lapinha

Imprimir Email