Guimarães inicia comemorações do centenário da morte do poeta Guilherme de Faria

Realiza-se esta sexta-feira a apresentação do livro “Guilherme de Faria: Poesia. vol. 1”, por José Rui Teixeira, que terá lugar no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, pelas 18h00.

Em comunicado, o Município indica que através do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, "prepara-se para celebrar o centenário da morte do jovem poeta vimaranense Guilherme de Faria, ocorrida em 1929. Este projeto ambicioso visa resgatar a memória deste ilustre conterrâneo, devolvendo-lhe o seu lugar de destaque na história da literatura portuguesa, através da edição e apresentação de três volumes da sua obra, ao longo dos próximos anos".

"Este volume inaugural pretende dar a conhecer a riqueza poética que emanou deste talentoso autor, permitindo que os leitores de hoje se conectem com a sensibilidade única que caracterizou a sua escrita.

Em 2024, está prevista a chegada do segundo volume da colecção, que dará continuidade à exploração da obra poética do autor, aprofundando a compreensão da evolução da sua escrita ao longo do tempo. Já em 2025, sairá o terceiro volume intitulado "Guilherme de Faria: Testemunhos e Receção na Imprensa - Colectânea". Este volume será uma oportunidade única para explorar a forma como a obra foi recebida e interpretada pela imprensa e pela crítica literária da época", refere.

"Esta homenagem ao poeta é uma prova do compromisso de Guimarães em preservar a sua rica herança cultural e literária e compartilhá-la com as gerações futuras. O centenário da morte de Guilherme de Faria será um período de redescoberta e celebração da sua contribuição para a literatura nacional, e a Câmara Municipal de Guimarães convida todos a participar nesta viagem pela poesia e pela história de um dos seus filhos", salienta o Município.

Marcações: centenário, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guilherme de Faria

Imprimir Email