Madalena Matoso vence Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães

Madalena Matoso é a vencedora do Grande Prémio da edição deste ano da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG).

"Pela composição e pela elaboração plástica, capazes de dialogar com o texto e simultaneamente sustentar-se para além dele. Os trabalhos selecionados refletem o conjunto da sua obra, onde o trabalho cromático e uma ilusória simplicidade do traço compõem imagens extremamente complexas nas múltiplas camadas que dão a ler", justifica o júri, na informação divulgada no sítio da internet do certame, onde surge destacada "a mestria no trabalho das formas e a capacidade de enveredar por percursos gráfico-visuais sempre surpreendentes".

O Prémio BIG Revelação foi atribuído a Inês Viegas de Oliveira. "Uma proposta que se destaca pela coerência gráfica do conjunto, pela sua riqueza plástica e pela complexidade da composição, em que a personagem se vê imersa no mundo que vai desbravando e cujas camadas refletem as suas indecisões. O júri destaca ainda a capacidade para criar um universo próprio, capaz de desafiar e inquietar quem o olha e de suscitar diversas interpretações", lê-se na publicação.

O Prémio BIG Aquisição, com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento de um acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea, distingue os trabalhos de André Ruivo, António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Emílio Remelhe e Mantraste.

A 4ª edição da BIG decorre até ao final do ano em vários espaços de Guimarães e promove diversas acções que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras «A Teia da Ilustração», numa organização da Câmara Municipal de Guimarães e da MOTOR - Produção Cultural.

Ilustração: www.big.guimaraes.pt

Marcações: Bienal de Ilustração de Guimarães

Imprimir Email