Campanha de vacinação gratuita contra a meningite C

O Centro de Saúde Professor Arnaldo Sampaio, Guimarães, está a promover uma campanha de vacinação gratuita contra a meningite C a todas as crianças e adolescentes até aos 18 anos, inclusive. Trata-se de uma campanha que começou já em 2006, “altura em que vacinaram as crianças entre 1 e até aos 9 anos e em 2007 quisemos abranger todos os jovens com idades entre os 10 e os 18 anos e já conseguimos atingir uma percentagem de vacinação de 74%”, como conta Rosa Marques, Directora do Centro de Saúde de Guimarães. Porém, a responsável admite que este é um valor que está “bastante aquém daquilo que desejaríamos e que era bom conseguir, ou seja, cerca de 90 a 95%”. Neste sentido, já “tentamos por todos os meios que assim acontecesse, comunicamos para casa dos jovens, fomos às escolas e não conseguimos ir além dos 74% de vacinação, por isso mesmo recorremos à comunicação social, uma vez que a campanha decorre até final do ano”.

A ideia passa por sensibilizar os jovens entre os 10 e os 18 anos, “que nunca foram vacinados contra a meningite C ou que fizeram apenas uma dose, para se dirigirem ao centro de saúde mais próximo e fazerem a vacina gratuitamente”. A prevenção é fundamental, até porque a vacina “é muito efectiva, dá uma imunidade muito grande, pelo que queríamos que todos os jovens nesta faixa etária ficassem vacinados contra a meningite C”, refere Rosa Marques.

Refira-se que a meningite é uma doença “bastante grave, pode surgir muito rapidamente”, e pode aparecer com um surto febril, rigidez da nuca, cefaleias, parecendo uma gripe ou virose, mas “depois evoluir para uma infecção da meninge e dar origem a problemas muito graves, inclusive a morte ou sequelas para o resto da vida”, explica a médica.

Marcações: Saúde

Imprimir Email