ANDEBOL: Xico garantiu apuramento para a terceira fase da Challenge Cup

O Xico Andebol apurou-se para a terceira fase da Challenge Cup, ao vencer o Grupo D, em Plav, no Montenegro. A equipa de Nuno Santos espalhou qualidade nos três jogos e cedeu apenas um empate, no embate com o Tineks Prolet, da Macedónia, na segunda jornada.

A carreira vencedora do Xico começou com uma das maiores goleadas do grupo. Os vimaranenses não sentiram muitas dificuldades para bater o Olympia, de Inglaterra, que confirmou não ter argumentos para competir nestas provas. Após o triunfo moralizador por 49-16, o Xico encontrou um adversário mais forte, o Tineks Prolet, de Skopje. Os macedónios perderam o primeiro encontro diante da equipa da casa, o Berane, e procuraram recuperar terreno. No jogo mais equilibrado do Grupo D, o Xico acabaria por conquistar um empate precioso, a 30 golos, que lhe dava vantagem para a última jornada. O Berane, que precisava de vencer, acabou por não beneficiar do factor casa no derradeiro jogo do grupo e foi batido pelo Xico, por 26-22. A equipa de Nuno Santos conquistava assim o primeiro lugar.

Jogos da terceira fase em Guimarães?

Na terceira fase da Challenge Cup, o Xico Andebol vai defrontar o RK Gradac, da Bósnia. A eliminatória está marcada para os dias 14 ou 15 de Novembro (primeira mão, na Bósnia) e 21 ou 22 de Novembro (segunda mão, em Guimarães). O Xico vai abordar os dirigentes do RK Gradac para os ‘convidar’ a disputar os dois jogos em Guimarães. "Vamos tentar que eles venham a Guimarães. Vamos ter algumas negociações, é um caso a estudar", adiantou Paula Ferrão, ao DESPORTIVO, numa conversa a partir do aeroporto de Belgrado, onde começou a longa viagem de regresso a Portugal, que terminou apenas por volta da meia-noite de ontem. "Gostávamos de ter os dois jogos em Guimarães, sobretudo por causa de uma razão economicista. Até porque a nossa experiência em termos de logística é superior. Em Plav estivemos isolados, num sítio lindíssimo é verdade, mas com muito poucas condições. O pequeno almoço era um copo de sumo, com duas salsichas e um pouco de queijo, tudo o que fosse a mais tínhamos de pagar. Era tudo muito controlado, o que não estamos habituados. Por isso, queremos jogar em Guimarães até porque não sabemos se vamos continuar a ter as mesmas ajudas para a viagem.

Nuno Santos satisfeito

O treinador Nuno Santos considera que a prestação do Xico Andebol no Grupo D da Challenge Cup "superou" as expectativas. "No fundo, temos sempre a esperança que isto possa acontecer, no entanto não da forma como foi. Tivemos um excelente desempenho, acima do que estávamos à espera. Penso que foi importante para a equipa e para o andebol de Guimarães. Estivemos muito bem e dignificamos o andebol português." Nuno Santos aponta a "união e garra" dos seus jogadores como razões do sucesso. "Fomos muito empenhados. A equipa uniu-se, sentiu que havia a possibilidade de seguir em frente e concretizamos o que queríamos", acrescenta.

Marcações: Desporto

Imprimir Email