Guimarães e Vizela em alerta vermelho devido ao calor

Esta quarta-feira os concelhos de Guimarães e Vizela, à semelhança de todo o Distrito, estão em alerta vermelho devido às temperaturas muito elevadas. A informação foi avançada no âmbito do Plano de Contingência para as Ondas de Calor do Agrupamento dos Centros de Saúde de Guimarães e Vizela. Perante esta circunstância, a Unidade de Saúde Pública lembra que há cuidados que devem ser levados em conta já que podem registar-se consequências graves em termos de saúde e mortalidade.

Maria da Paz Luís, da Unidade de Saúde Pública, lembra alguns dos cuidados a ter quando se verificam temperaturas muito elevadas, como a ingestão de muita água ou sumos de fruta natural, usar roupas frescas e soltas e evitar a sair à rua nas horas de maior calor.

Acrescenta-se ainda que se devem redobrar os cuidados com os idosos e as crianças, “sobretudo bebés com menos de seis meses, que de maneira alguma devem ser sujeitos à exposição solar. Cuidados também com crianças dentro dos carros, sendo que nunca se devem deixar no seu interior já que com as elevadas temperaturas as viaturas aquecem e nem mesmo deixando parte dos vidros abertos é suficiente”.

O ACES Guimarães / Vizela, lembra a existência de locais climatizados em ambos os Concelhos, onde as pessoas poderão permanecer num ambiente fresco nas horas de maior calor, evitando os efeitos nocivos do sol. Assim acontece no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela, Biblioteca das Caldas das Taipas, Biblioteca do Complexo Multifuncional de Couros, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Biblioteca de Pevidém, Biblioteca de Ronfe, Centro Comercial Fórum Vizela, Fundação Jorge Antunes (Biblioteca Municipal e Oficinas Artísticas), Guimarães Shopping, Pavilhão Multiusos, Espaço Guimarães e, naturalmente, as igrejas.

Marcações: Saúde

Imprimir Email