Enfermeiros do CHAA debatem saúde materna e ginecológica

Os enfermeiros do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar do Alto Ave organizam, sexta-feira e sábado, as I Jornadas de Enfermagem em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica.
No programa de debates do evento, que irá realizar-se no auditório da Unidade de Guimarães, estão incluídos vários temas da actualidade referente a esta área. Juntam-se ao programa workshops gratuitos, abertos à comunidade, para grávidas e pais.

Para a Presidente das Jornadas, Alcina Machado, esta é uma oportunidade para abrir o Serviço à comunidade. “Decidimos organizar estas Jornadas para mostrar o que fazemos à comunidade, somos uma equipa única, queremos mostrar quais as nossas valências e discutir temas relacionados com a actualidade da área da mulher e da criança e, na medida do possível, incentivar a natalidade”, referiu a responsável que é enfermeira chefe do serviço de Obstetrícia e Ginecologia.

Do programa, salienta-se a realização de quatro workshops gratuitos dedicados a pais e grávidas sobre «Bebé em segurança», «Amamentação», «Massagem Infantil» e «Ginástica pós-parto». A este propósito, Alcina Machado sublinhou que “por exemplo, a massagem infantil tem um papel muito importante para acalmar o bebé, é uma forma terapêutica de relaxamento”, destacando o papel do pai. “Iniciámos no Serviço, há cerca de um ano, o ensino para esta massagem, além da segurança, do banho e da amamentação que já fazíamos. A questão da ginástica pós-parto também é relevante, pois é tão importante como a ginástica pré-parto, mas ainda não é muito realizada em Portugal e queremos desenvolver também essa área”, reconheceu.

Marcações: Saúde

Imprimir Email