Governo atribuiu 100 mil euros mas Guimarães 2013 quer mais dinheiro

A Cidade Europeia do Desporto - Guimarães 2013, assinou um protocolo com o Instituto Português do Desporto e Juventude, que visou oficializar o apoio do Governo a esta iniciativa. Ao abrigo deste protocolo, o Governo, através do IPDJ, atribuiu 100 mil euros ao projecto que se desenvolve ao longo de todo o ano.
O acordo foi celebrado na presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, presidente do Instituto Português da Juventude, e de Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva de Guimarães 2013.
O novo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, destacou o contributo do Governo para o reforço dos laços com esta iniciativa. “Este é o caminho que temos que seguir, vivemos tempos muito difíceis e extraordinários e as soluções têm que ser também elas inovadoras e diferentes, os agentes têm que ter a capacidade de se superarem, caso contrário, se for da mesma forma, não conseguirmos atingir nenhum objectivo”, disse. 

O presidente da Comissão Executiva de Guimarães 2013, Amadeu Portilha, mostrou-se convencido de que será possível angariar mais apoios financeiros junto do Governo para a a implementação de outras iniciativas. “É a concretização de um apoio que nos tinha sido prometido pelo anterior Secretário de Estado, que nos deu todo o apoio para este processo. É importante mas insuficiente. A Cidade Europeia do Desporto tem um orçamento que não é compatível com a dimensão e notoriedade que queremos dar ao projecto. Fico feliz por perceber que o senhor Secretário de Estado tenha dito que dentro das suas possibilidades poderia equacionar um apoio suplementar a este projecto, mas estamos a trabalhar a vários níveis com a Secretaria de Estado da Economia”. 

Um dos projectos que a Cidade Europeia do Desporto - Guimarães 2013 pretende implementar é a criação de uma Academia de Ginástica. “É muito oneroso”, avançou Amadeu Portilha. “É decisiva para a prática desportiva no futuro no nosso Concelho. Não deixa de ser paradoxal que num Concelho em que se praticam 47 modalidades aquela que é a mãe do desporto, a ginástica, não existe de forma organizada. É um grande projecto que temos em curso, mas que só poderemos concretizar com fundos comunitários que estão a ser trabalhados. Infelizmente, as alterações no elenco governativo acertaram-nos em cheio porque mudou o Secretário de Estado do Desporto e o da Economia, com quem já tínhamos uma relação próxima no sentido de organizar este tipo de apoios”, explicou o presidente da Comissão Executiva. “Vamos ter de começar tudo de novo, mas vontade e energia não nos faltam”, acrescentou Amadeu Portilha.

O presidente da Comissão Executiva da Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto fez um balanço positivo dos primeiros quatro meses da iniciativa. Segundo a organização, 15 mil atletas praticaram desporto em Guimarães entre Janeiro e Abril. De acordo com as mesmas contas, realizaram-se 39 eventos que juntaram 47 mil participantes.
Por isso, Amadeu Portilha faz um balanço positivo. Mas, avisou que o melhor da Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto “ainda está para vir”. 

Marcações: Desporto

Imprimir Email