Candidaturas ao cargo de reitor da Uminho abrem segunda-feira

O Conselho Geral da Universidade do Minho abre na próxima segunda-feira, o período de candidaturas ao cargo de reitor.
Para a eleição que se realiza no dia 15 de Outubro podem apresentar candidaturas, entre 22 de Julho e 12 de Setembro, professores ou investigadores doutorados em exercício de funções em instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiros, se bem que o regulamento eleitoral imponha que o reitor seja “uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional” e com “visão estratégica adequada à prossecução da missão e dos objectivos da universidade”.
Depois de ter sido, em 2009, o primeiro reitor eleito pelo Conselho Geral, António Cunha deverá formalizar a candidatura a um segundo mandato. 

De acordo com o calendário eleitoral, a audição pública dos candidatos em Conselho Geral realiza-se no dia 14 de Outubro, um dia antes da eleição pelos 23 membros deste órgão de gestão da UMinho. 

Para além do currículo, o Conselho Geral terá em atenção o plano de acção que os candidatos a reitor da Universidade do terão de apresentar. Em 2009, António Cunha foi eleito com 14 dos 23 membros do Conselho Geral, contra apenas um voto de Artur Águas, professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Marcações: Agenda Cultural

Imprimir Email