Dia Mundial da Diabetes lembrado com pesquisa da glicemia capilar

Esta quinta-feira é assinalado o Dia Mundial da Diabetes. Para lembrar a importância da prevenção desta doença, o Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do alto Ave realiza uma pesquisa da glicemia capilar no átrio da entrada principal da Unidade de Guimarães.
Naquela unidade hospitalar existe um posto com adereços apelativos com o objectivo de alertar para esta grave doença, mas que é de fácil diagnóstico. Para além da pesquisa da glicemia, serão dados conselhos e será fornecida bibliografia sobre a patologia.
Segundo Elisa Torres, especialista em medicina interna do Centro Hospitalar, “para o público em geral e para as pessoas em risco de virem a ter diabetes, o foco será aumentar a consciencialização acerca da doença e divulgar as ferramentas para a prevenção. Para as pessoas com diabetes, o foco será difundir métodos para melhorar o conhecimento da doença de forma a compreendê-la prevenindo as complicações. 
Esta campanha visa consciencializar a comunidade sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da mesma.

A par desta iniciativa, também nesse dia o Serviço de Pediatria e Neonatologia fará uma palestra, com o tema “Ser jovem com diabetes”, para pais de crianças e adolescentes com Diabetes Tipo 1, na biblioteca do Serviço.
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente em memória do dia de aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.


Marcações: Saúde

Imprimir Email