Fábio Abreu: "Ainda é possível ser o melhor marcador da Liga"



O melhor marcador do Moreirense, o avançado Fábio Abreu, estava à conversa com os jornalistas, esta tarde. O internacional angolano disse estar à espera que o campeonato seja retomado, para voltar a faturar nas redes adversárias. Fábio Abreu acredita que ainda pode ser o melhor marcador da Liga.

Como tem lidado com este afastamento dos relvados, em isolamento social?: "Um jogador não aguenta, tem de aguentar. Somos obrigados a ficar em casa, porque é para o bem de todos. Se queremos voltar ao ativo o mais rapidamente possível, temos de respeitar todas as regras. Em breve a situação pode acalmar e todos podemos voltar ao ativo."

A paragem surgiu quando levava seis golos nos últimos seis jogos...: "Foi difícil, porque já estava com o pensamento no próximo golo. Continuo com a mesma confiança e estou a trabalhar para que quando seja possível voltar aos relvados não sinta esta paragem e possa dar continuidade ao meu trabalho."

Como afina a pontaria?: "Por sorte tenho o meu cão, um chihuahua, e vou conseguindo fazer uns remates para ele defender. (risos)."

Estava no melhor momento da carreira?: "Sim, sem dúvida nenhuma. Nos últimos três anos sinto que tenho vindo a progredir, após a minha vinda para o Moreirense a minha carreira está a dar o salto que pretendia. Marcar seis golos em seis jogos seguidos não é fácil. A equipa tem vindo a fazer um trabalho espetacular, o que ajuda muito, porque não estou sozinho em campo."

Quando chegou ao Moreirense já tinha o objetivo de ser o melhor marcador da equipa?: "Um avançado quer sempre marcar golos e ser o melhor marcador. Quando estava no Penafiel queria ser o melhor marcador, no Moreirense não foi diferente. Resta-me continuar a trabalhar para dar continuidade."

Ainda é possível ser o melhor marcador desta edição da Liga?: "Sim, é possível. Nada é impossível, temos é de ter confiança. Vejo o meu colega, o Nenê, que me ajuda muito pela experiência e maturidade que tem, que já foi o melhor marcador do campeonato. Ele conseguiu e eu sinto que posso atingir isso, vou lutar por isso."

Pede muitos conselhos ao Nenê?: "Ele dá-me muitos conselhos. Há pessoas que pensam que um avançado não se dá bem com o outro colega que é avançado, mas isso está errado. O Nenê é um profissional fantástico, que dá o máximo, trabalha muito, ajuda muito os mais novos, está sempre disponível. No trabalho de finalização ele fala muito comigo, dá-me conselhos. Tenho muito a agradece-lhe, porque é uma excelente pessoa."

O que pode copiar das características do Nenê?: "O que mais gosto dele é a forma de trabalhar diariamente. É um excelente profissional, que dá o máximo todos os dias. Isso acaba por compensar nos jogos."

Esta série de seis golos em seis jogos não tem comparação nos grandes campeonatos. Na Índia, o Diawara marcou nos últimos jogos. Curiosamente, jogaram juntos no Marítimo...: "Não trocamos mensagens sobre isso, por acaso não. No outro dia, um amigo que jogou comigo nos juniores é que me disse que era o Baba, só aí dei conta de quem era. Quando estava nos juniores do Marítimo e ele na equipa principal, nós todos olhávamos para ele com admiração porque ele é um goleador."

Acredita que pode manter a veia goleadora quando voltar o campeonato?: "Acredito que o mais importante é preparar-nos o melhor possível para quando voltarmos ao ativo. Treinar em casa é diferente de estar no relvado, todos juntos. Quando voltar, vou dar o máximo para ganhar forma física. Com o trabalho, tudo vai ser recompensado."

Acreditam que é possível retomar o campeonato?: "Eu penso muito nisso. É claro que quero o retomar do campeonato, mas a saúde da população está em primeiro lugar do que o desporto. Quero voltar a jogar, porque sei que vou fazer mais golos, tenho mais golos na bagagem. Vamos esperar pelas próximas decisões."

No regresso, o Moreirense poderá estar mais tranquilo, pela posição que ocupa?: "Ninguém pode encarar de forma tranquila. Vamos lutar sempre para ganhar, queremos sempre mais pontos e mais vitórias. Estar relaxado não é bom. Na segunda época no Penafiel, na reta final estávamos numa posição tranquila e muita gente ia para os treinos como se fosse mais um dia. Isso não é bom."

Marcou golos ao Benfica e FC Porto. Se tivesse de escolher o preferido, qual seria?: "Escolho o golo que marquei ao Benfica, porque foi na Luz. Não é todos os dias que um jogador faz um golo no Estádio da Luz. Desde criança que vemos os jogos do Benfica, Sporting e FC Porto e depois marcar nesses estádios é uma coisa fantástica."

Faltou marcar ao Sporting. Pensa nisso?: "Não pensei nisso, mas já que falaram... vou passar a pensar nisso."

Está com 27 anos, até agora tinha oito jogos na Liga, pelo Marítimo, mas nunca como titular. Nessa altura ainda não estava no ponto certo?: "Estou, agora, um jogador diferente, mais maduro. Na altura em que estava no Marítimo não tinha algumas das caraterísticas que tenho agora, por exemplo desgastava-me muito, corria muito à toa. Ainda não estava muito bem preparado e não tive uma oportunidade que se possa dizer que foi uma grande oportunidade. Quando estive lá, os avançados nunca me deixaram jogar, apanhei o Baba, o Derley, o Marega e o Dyego Sousa. Foi complicado, mas consegui aprender muito com eles. Agora, sinto que chegou a minha hora."

Até onde entende que pode chegar a sua carreira?: "Quero ir o mais longe possível. Quando saí de Inglaterra para voltar a Portugal, um dos meus objetivos sempre foi voltar a Inglaterra. Estou a fazer os meus golos, o que quero é atingir os objetivos. Ainda tenho uma ligação forte a Inglaterra, os meus pais e irmãos estão lá, assim como os meus amigos. Fui para lá aos oito anos, para Manchester, a minha infância foi lá. Vejo-me a voltar a Inglaterra, é um objetivo. Mas, agora, estou focado no Moreirense."

Por que clube é que torce em Manchester?: "Por acaso, não é por nenhum clube do Manchester, mas sim do Arsenal. Sempre fui um grande adepto do Arsenal, mais por causa do Thierry Henry, um avançado que gostei muito de ver a jogar, que sempre segui. Foi ele que me inspirou a jogar. Jogar no Arsenal era mais do que um sonho."

O rendimento que tem mostrado já motivou interesse de outros clubes, acredita que possam surgir propostas?: "Isso não está no meu alcance, não ouvi falar disso. Não vou esconder que por estar no auge seja mais falado. Mas, só quero estar focado no Moreirense. O futuro pertence a Deus."

Aos 27 anos, qual é o sonho que tem por concretizar no futebol?: "Aos 27? Está a chamar-me velho (risos)? Quero atingir o mais alto nível no mundo do futebol. Gostava de colocar um troféu pelo meu país, algo de fantástico."

Depois das férias, já têm ideia do que vão passar a fazer?: "Por enquanto, estamos de férias. Vamos aguardar os próximos dias, mais informações."


Marcações: Moreirense Futebol Clube, Fábio Abreu

Imprimir Email