Pevidém sem vaga directa para subida ao Campeonato de Portugal não desiste desse objectivo



A Direção da Liga Portugal decidiu hoje a subida de Nacional e Farense à 1.ª Liga e a despromoção de Cova da Piedade e Casa Pia ao Campeonato de Portugal.

Esta decisão tem implicações nos campeonatos distritais, pois com a despromoção de dois clubes ao Campeonato de Portugal deixou de haver qualquer possibilidade de subidas directas. Ou seja, o Pevidém, líder do Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga quando os campeonatos foram suspensos, não tem uma vaga garantida para subir de divisão.

Contudo, isto não significa que o objectivo do Pevidém de subir ao Campeonato de Portugal tenha terminado. Ainda assim, para que essa meta seja materializada, terão de surgir desistências no terceiro escalão do futebol nacional. A Associação de Futebol de Braga tem direito à segunda vaga - a primeira destina-se à A.F. Porto, a que tem mais clubes filiados com equipas seniores de futebol 11 -, e deve indicar o líder do Pró Nacional à data da suspensão dos campeonatos, que era o Pevidém.

Se, e quando, o Pevidém for promovido, abrir-se-à uma vaga no Pró Nacional, o que desencadeará subidas nos campeonatos inferiores. O Ponte, que comandava a série B da Divisão de Honra, posiciona-se para subir de escalão.

De acordo com as informações recolhidas, o Pevidém está a preparar a construção do plantel para disputar o Campeonato de Portugal. A Direção de Rui Machado continua a não equacionar outro cenário. Em Ponte, o clube liderado por Filipe Oliveira continua a alimentar a expectativa de ser promovido ao Pró Nacional. É nesse sentido que o plantel tem começado a ganhar forma.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Campeonato de Portugal, Pevidém Sport Clube, CD Ponte

Imprimir Email