Vasco Seabra: "Temos de estar no máximo da nossa capacidade para podermos ser competentes"


Vasco Seabra espera um Moreirense competente para procurar somar pontos diante do Benfica, este domingo, no encontro da 19.ª jornada da I Liga. O técnico tem pela frente a tarefa de ser o primeiro a evitar uma derrota caseira diante dos ‘encarnados’, em jogos do campeonato.


O jogo com o Benfica: "É um jogo de motivação máxima, mas estamos habituados a que a nossa motivação seja máxima. Sabemos que será um adversário muito difícil, com um grande treinador, bem recheado individualmente. Só estando ao nosso melhor, com união, ambição e querer, a coesão que temos demonstrado ultimamente, é que podemos somar pontos. Vamos ter de vestir o fato de macaco, mas também queremos vestir o fato de gala. Queremos produzir o que nos é visível em termos ofensivos, mas sempre com exigência máxima do ponto de vista defensivo. É um excelente adversário, mas tem sempre a ver com o que podemos fazer como equipa".

Já venceu o Benfica esta época. Há algumas páginas desse processo que podem ser mantidas para este jogo. Conhece fragilidades que se mantêm: "Isso aconteceu num outro contexto, com outros jogadores, com outras formas de estar. Alteraram-se dinâmicas, mas o Benfica continua a ser muito forte e o Jorge Jesus um excelente treinador. O que me deixará satisfeito é que os meus jogadores fossem capazes de vencer o Benfica. A nossa intenção é essa. O que aconteceu ficou para trás. O Benfica está em crescendo mas nós também. Temos uma união muito grande, vamos a jogo com uma vontade muito grande de o ganharmos. Temos de estar no máximo da nossa capacidade para podermos ser competentes".

As duas vitórias consecutivas deixaram a equipa mais tranquila?: "São duas vitórias fabulosas, mas não há tranquilidade neste campeonato. Temos um novo desafio, muitos pontos pela frente num campeonato extraordinariamente exigente. Não há espaço para relaxar ou estar tranquilo. Só estando no nosso máximo conseguimos ser competitivos".

Qual a melhor forma de ultrapassar o Benfica, com que sistema?: "Muito mais do que os sistemas que vamos utilizar, o importante é que a nossa equipa tem capacidade de alternar a forma de jogar de jogo para jogo. Temos de olhar para o adversário e perceber como o podemos pressionar e ferir mais. Mais do que o que vamos apresentar, a vantagem que temos é a dos nossos jogadores serem inteligentes e poderem procurar novas formas de serem fortes".

O Benfica está em crescendo, quais os focos de melhorar que identifica?: "Tem mais processo com o treinador. A equipa vai estando mais tempo com o treinador, teve uma fase em que teve pouco tempo para trabalhar e isso atrasa o processo. O Moreirense teve esse problema, todos os clubes passam um pouco por esses problemas. O Benfica quer muito crescer na tabela, aproximar-se dos lugares de cima e sabe que não pode perder pontos. Muito mais do que o nosso adversário pode fazer, temos de pensar nas nossas forças. É um excelente adversário, em melhoria, mas também temos as nossas melhorias. Somos capazes de lutar e ser competitivos".

Castigo de Alex implica mudança tática?: "É um castigo que traz outras oportunidades para novos jogadores. Temos o Ibrahima, o Filipe Soares e o David Simão. São jogadores disponíveis, capazes de desempenhar a função. Temos de valorizar os que estão, que estão sempre em busca de uma oportunidade de provar que podem ajudar a equipa. Estas são as oportunidades e cada um tem de procurar aproveitá-las".

A margem pontual cavada para os últimos lugares dá mais tranquilidade para outras metas?: "Cada jogo que passa é uma nova semana que aparece. As últimas semanas foram preenchidas de jogos, com menos tempo para passar informação muito mais do que os pontos que nos separam dos lugares de baixo, temos de avaliar a capacidade da equipa. Temos de ser uma equipa combativa, competitiva, encarar os jogos com vontade enorme de ganhar. Se abdicarmos de um segundo do jogo, já vamos estar a sofrer. Temos de ter em consideração a dificuldade da competição. Vai ser uma competição de luta até ao final. Temos de pensar que podemos continuar a crescer em número de pontos, a jogar bem e a ganhar para podermos valorizar activos".


Marcações: Moreira de Cónegos, Moreirense Futebol Clube, SL Benfica, Vasco Seabra

Imprimir Email