Estupiñán é o avançado mais eficaz da Liga e sonha com a Selecção

O colombiano Óscar Estupiñán, do Vitória, além de ser o principal marcador do clube (sete golos em 11 jogos), tornou-se no avançado mais eficaz da Liga com um golo a cada 128 minutos, à frente de Pedro Gonçalves (Sporting), Seferovic (Benfica) ou Taremi (FC Porto). Numa entrevista concedida à edição portuguesa da agência EFE, Estupiñán falou do bom momento que vive neste regresso ao Vitória e até já sonha com a selecção do seu país.

Depois de uma adaptação difícil ao futebol europeu, o avançado colombiano diz que as passagens pelo Equador e Turquia foram "muito boas", porque "foi-me permitido jogar e ganhar ritmo. A experiência na Turquia foi melhor porque tive mais volume de jogo, muitos mais encontros, foi um ano completo. Pude fazer bastantes golos que me serviram para conseguir mais experiência e mais confiança".

De regresso a Guimarães, admite que "o melhor foi ter ido para a equipa B para me adaptar fisicamente, jogar com eles, fazer alguns treinos para depois estar na primeira equipa e sentir-me à altura. Talvez se tivesse ido directamente para a primeira equipa não estaria na mesma condição física", acrescentou, antes de elogiar João Henriques: "O facto de querer contar comigo depois de não estar no início da época é uma demonstração de confiança. A partir daí dei-me conta que contava comigo. Para um jogador, disputar jogo após jogo dá-te estas coisas. Dá-te confiança, ritmo de jogo".

Como não poderia deixar de ser, Estupiñán falou de como é partilhar o balneário com Ricardo Quaresma. "É fantástico porque partilha muita experiência do que já viveu. Além de ser um grande jogador, é uma grande pessoa que faz com que cresças pessoal e futebolisticamente. É algo bonito e uma grande experiência para mim. No campo tem-me dado muito com as suas assistências".

Empolgado com o bom momento que atravessa, o goleador vitoriano já sonha com a estreia na selecção: "Espero que possamos conseguir aqui os objectivos, depois poderá vir a recompensa individual, que pode ser uma convocatória à selecção. Também trabalho com esse objectivo."

Imprimir Email