BASQUETEBOL - Vitória regressou aos triunfos

O regresso do Vitória aos triunfos ficou marcado por mais uma exibição de grande nível de Dereck Paben que, mesmo limitado por uma lesão nos ligamentos, voltou a ser o MVP do encontro, ao apontar 33 pontos, ganhar sete ressaltos e quatro roubos de bola e somar uma assistência. O norte-americano contou com o contributo do seu compatriota Travis Leech, que apesar de cometer faltas desnecessárias (voltou a não terminar o jogo), somou 22 pontos.
Aproveitando o nervosismo inerente a uma equipa que sofreu duas derrotas consecutivas, o Basket de Almada adiantou-se no marcador nos primeiros minutos. Chegou a fazer um parcial de 10-0. Apenas teve a oposição do Vitória a partir dos cinco minutos, altura em que a equipa da casa marcou os mesmos pontos. Com naturalidade, a formação de Almada chegou ao final do primeiro período em vantagem (14-19). Com a mesma naturalidade, o Vitória depressa anulou a desvantagem ao entrara a todo o gás no segundo parcial. Foram 10 minutos quase perfeitos. No ataque, quase todas as tentativas de lançamento resultaram em pontos. A defender, o Vitória anulou os melhores atiradores adversários. Com um parcial de 28-12, a equipa de Casimiro Silva chegou ao intervalo a vencer por 41-31.
No terceiro período, o Basket de Almada tentou reagir e diminuir a desvantagem, mas o máximo que conseguiu foi equilibrar o encontro, Ou seja, à entrada para os últimos 10 minutos, o Vitória levava uma vantagem de 10 pontos, que rapidamente aumentou. Nos últimos minutos, recorrendo às faltas, o Basket de Almada conseguiu anular parte da desvantagem, esteve a oito pontos do Vitória, mas a maior serenidade dos vitorianos permitiu-lhes conquistar um triunfo tranquilo e justo.
A Proliga sofre a primeira paragem da época no próximo fim-de-semana. Os clubes vão aproveitar para se reunirem na sede da Federação Portugesa de Basquetebol. No mesmo fim-de-semana, realizar-se-á a tradicional reunião de árbitros.

Pavilhão da Universidade do Minho, Guimarães
Árbitros: Diogo Ferreira e Jorge Cabral
Resultado ao intervalo: 42-31
Parciais: 14-19, 28-12, 21-22, 26-22

Vitória: Vítor Ferreira, Amadeu Cordeiro (5), Nuno Pedroso (18), Dereck Paben (33), Carlos Fechas (5), António Neto, Rodrigo Almeida (3), Bruno Santos, Carlos Duarte, Pedro Rodrigues, Luís Ferreira (3), Travis Leech (22)

B. Almada: Rui Biscaia (23), Yuri Pinto, Miguel Gomes, Flávio Nascimento (5), Pedro Rebelo, Luís Manso (1), Júlio Cabrera (6), João Farinho (2), Luís Simão (11), Srtur Cruz (6) e Rodney Gatson (21)

Marcações: Desporto

Imprimir Email