Ricardo Quaresma e a compatibilidade com Edwards: "Quando há talento, tem de jogar"

Na véspera da despedida de Tróia, onde o Vitória está a cumprir o estágio de pré-época, Ricardo Quaresma conversou com os jornalistas sobre a próxima época. O internacional português abordou diversos temas, desde as metas do clube à compatibilidade com Marcus Edwards no mesmo 11.


Quais os objectivos que o Vitória vai perseguir na próxima temporada?:
"O Vitória tem de pensar sempre em fazer bons campeonatos, principalmente depois do que se passou na época passada porque não acabamos como queríamos. Este ano temos de fazer muito melhor, temos consciência do que podemos e devemos fazer".


O apuramento para as competições europeias é claramente um objectivo?: "Sem dúvida. Mau era se não pensássemos nas competições europeias, a época passada correu mal, não alcançamos o que queríamos".

Como tem sido trabalhar com o Pepa neste início de temporada?: "Sinceramente, fantástico. Já o conhecia como jogador, não tive a oportunidade de o conhecer como pessoa mas estou a adorar. É uma pessoa que sabe lidar com os jogadores, sabe incutir o que pretende para a época".

A nível individual, o que acha que tem de melhorar para ajudar mais o Vitória?: "Quando falo da equipa, também falo de mim. Faço parte do plantel, como todos os outros. Estou aqui para ajudar. Temos um treinador novo, com ideias novas e diferentes. Acredito que possamos fazer uma grande época".

Na imprensa estrangeira correu a notícia que ponderava sair do Vitória. Isso chegou a acontecer?: "No futebol já nada me surpreende. Da minha boca nunca ouviram dizer que estava triste ou insatisfeito. Quando sentir isso, sou o primeiro a falar com o Presidente e o treinador e saio pelo meu pé. Enquanto me sentir feliz darei tudo o que tenho".

Houve sondagens de um clube da Rússia?: "O mais importante é o Vitória. É com o Vitória que tenho contrato, é no Vitória que estou a pensar. Quero ajudar o clube a atingir os seus objectivos".

Os jogadores mais jovens do Vitória têm apontado o Quaresma como uma referência. Como se sente a treinar com tantos jovens?: "Fico orgulhoso. Já tive a idade deles. Estreei-me no Sporting com uma equipa fantástica e também gostei muito de ser recebido da forma como fui pelos mais velhos. Quero ajudá-los a crescer como jogadores e homens. É um orgulho ouvir esses elogios dos meus colegas. São jovens com muita qualidade e vontade de triunfar no clube do coração deles".

Na época passada discutiu-se a compatibilidade do Quaresma com o Edwards na mesma equipa. Qual é a sua opinião sobre isso?: "A minha opinião fica para mim. Quando há talento, tem de jogar. Cada treinador tem a sua ideia, a sua forma de ver o futebol. Os jogadores têm de respeitar, mas não quer dizer que possamos aceitar tudo o que vem da parte dos treinadores".

A equipa tem extremos com qualidade. Há essa competitividade no seio do plantel?: "Claro que é bom. Se não tiveres colegas à tua altura até tu relaxas. No futebol não podemos relaxar, temos de estar sempre activos, temos de ter um olho bem aberto porque sabemos que se facilitarmos podemos perder o lugar. É bom ver estes jovens com vontade de ganhar o lugar. Isso motiva-me mais e desperta-me mais para agarrar o lugar. Eu também quero jogar. Toda a gente sabe que não gosto de ficar de fora. Sei que vou ter de dar muito ao pedal para poder jogar porque temos extremos com muita qualidade".

O que projecta para depois desta época. Imagina-se a continuar no Vitória?: "Quando assinei pelo Vitória disse que era aqui que ia acabar, se é no final desta época ou depois iremos ver. Depende da forma como me sentir, daquilo que o Presidente tiver em mente para o futuro do clube. Não me preocupa isso, o que me preocupa é estar pronto para ajudar o Vitória atingir os seus objectivos".

O Edwards tem sido apontado ao Sporting. Ele já falou consigo sobre isso?: "Não, não falamos. O Marcus é reservado. É um craque. Toda a gente que gosta de futebol gosta do Marcus. Tem um talento incrível. Tudo depende da cabeça dele e das negociações que possam existir entre Vitória e Sporting".

No domingo realiza-se a final do Europeu. Tem alguma preferência entre Inglaterra e Itália?: "A minha preferência era Portugal. Como não estamos lá, não tenho outra preferência. Vai ser uma grande final, com duas grandes seleções, que ganhe a melhor".

O Ronaldo ainda é o melhor marcador do Europeu. Como vê a possibilidade de ele fixar mais esse marco?: "Já não é novidade nenhuma os recordes que o Cristano tem vindo a bater. Fico feliz por ele, porque além de ser um amigo é português. Temos de ficar felizes com o trabalho fantástico que os jogadores portugueses têm vindo a fazer".


Marcações: Vitória Sport Clube, Ricardo Quaresma

Imprimir Email