André Almeida: "Taça de Portugal diz-nos muito e queremos ir evoluindo jogo a jogo"



Por estes dias, André Almeida é um jogador feliz. Enquanto vai cumprindo a missão de solidificar a sua importância na equipa do Vitória, o médio vimaranense acrescenta à sua experiência um cada vez mais relevante protagonismo na selecção nacional sub-21. Na passada semana, em Vizela, apontou o seu primeiro golo com a camisola de Portugal, na goleada histórica infligida ao Liechtenstein. Logo após o dérbi de Famalicão, e antes de se juntar aos seus colegas da selecção, André Almeida falou ao DESPORTIVO de Guimarães sobre o momento que vive e as expectativas que tem para esta temporada.

Depois de uma temporada de afirmação na equipa principal - fez 32 jogos e marcou dois golos – começou esta época como titular mas recentemente perdeu esse estatuto para Tiago Silva. O meio-campo do Vitória é a zona onde, aparentemente, se concentra um maior número de opções com qualidade equilibrada?: "É um facto que esta época o plantel tem ainda mais opções de qualidade. Não falo só dos titulares, acho que temos um plantel muito bom e a partir daí são as escolhas do mister, que podem recair sobre vários jogadores sem perda de qualidade, na minha opinião. Temos um grupo preparado para dar resposta".

Seguramente que quando partiu para esta época foi com o intuito de melhorar o rendimento obtido na anterior. Acredita que vai atingir esse objectivo?: "Tenho essa ambição, quero crescer como jogador e luto por isso todos os dias, melhorando os aspectos em que sou menos bom para atingir todo o meu potencial e chegar ao mais alto nível".

O André é um dos principais activos do clube e muito se tem falado sobre a possibilidade de ser transferido. Como é que tem lidado com essas notícias?: "Não posso dizer que seja algo a que ligue muito, tento focar-me em mim próprio e, como disse, melhorar o que posso melhorar. De qualquer forma, sei que o Vitória é uma montra enorme, estamos a falar de um dos melhores clubes de Portugal. Quem se destaca no Vitória é visto em todo o Mundo, isso é natural, mas não é algo em que me foque".

É um dos muitos jovens da Formação do Vitória que agora dão nas vistas na equipa principal. Como é que alguém que conhece bem o processo e o clube analisa a aposta que foi feita para esta temporada?: "É a aposta certa e que acredito que tenha continuidade, porque o futuro é este. Apostar na formação não é importante apenas em termos económicos, mas no caso do Vitória é importante também em termos desportivos, porque acrescenta qualidade. Sinto que hoje o Vitória não tem medo de apostar nos miúdos. Se temos esta qualidade, que nem todos os clubes têm, há que aproveitar".

O Tomás Händel, a par do André, tem jogado com regularidade. Sendo também colegas na selecção, como é que avalia esta ascensão do Tomás?: "Ele é da minha idade, sempre jogámos juntos e, por isso, sei perfeitamente da sua qualidade e não estranho nada tudo aquilo que ele tem feito até aqui. É mais uma prova de que há qualidade na formação e a partir desse momento é tudo uma questão de oportunidades, porque se elas surgirem nós vamos corresponder. O clube tem passado claramente essa mensagem".

Como é que tem sido trabalhar com Pepa, que desde o início assumiu com satisfação o facto de poder apostar em jovens jogadores?: "Tem sido muito bom. Estamos a falar de um treinador jovem, mas que tem muitos anos de futebol. Gostamos muito da sua energia, é alguém motivador. Há harmonia no grupo, estamos felizes e unidos, sabendo que em cada treino a intensidade tem de ser máxima. Acredito que coisas boas estão para vir".

Ao cabo de oito jornadas o Vitória tem 10 pontos. É claramente um saldo aquém daquilo que a equipa merecia pelo que fez em campo?: "Claro que sim, toda a gente viu os jogos. Mas uma coisa é sabermos que merecíamos mais, a realidade é que não transformámos essas exibições em pontos e portanto temos de olhar para a frente e para como vamos somar esses mesmos pontos. Esse é o foco".

Alguns erros individuais têm condicionado a equipa?: "O futebol é um desporto colectivo, ganhamos todos e perdemos todos. Temos vindo a trabalhar em conjunto para diminuir o erro, sabendo que o erro faz parte do futebol, mas acredito que quando a equipa estiver mais capaz enquanto colectivo vamos cometer menos erros".

Depois de duas épocas sem competições europeias, é fundamental que nesta o Vitória não falhe o apuramento?: "A grandeza do Vitória obriga-nos a olhar sempre para esses objectivos, nem é necessário dizê-lo. Nesta fase, o foco tem de estar no imediato e em manter esta cultura forte de jogo a jogo, procurando ser cada vez mais consistentes em todos os momentos, do primeiro ao último minuto".

O factor público pode ser determinante? Nota-se que há uma simbiose muito grande entre adeptos e equipa que deve ser aproveitada?: "Sem dúvida, temos sentido uma harmonia grande entre nós. Os adeptos têm-nos ajudado e vão continuar a ajudar. Acredito que o factor público nos vai permitir somar mais pontos".

Chegar longe na Taça de Portugal é seguramente um dos grandes objectivos da época. Nesse sentido, convém, desde já, não facilitar no jogo com o Oliveira do Hospital?: "Sabemos que somos superiores, mas isso não chega, o símbolo não ganha jogos. É preciso demonstrar dentro do campo a nossa superioridade, respeitando muito o adversário e tendo uma grande responsabilidade, porque a competição nos diz muito e queremos ir evoluindo jogo a jogo. Para isso, esta eliminatória é fundamental.


Marcações: Vitória Sport Clube, André Almeida

Imprimir Email