António Conceição projecta jogo com Estrela: "Moreirense pode partir mais tranquilo porque primeiro objectivo está praticamente garantido"



António Conceição foi o último treinador a conduzir o Moreirense à Liga, na já distante temporada 2013/2014, depois de ter substituído Vítor Oliveira. No currículo, o técnico natural de Braga conta também com uma subida ao serviço do Estrela da Amadora, na época 2004/2025, o principal adversário do clube de Moreira de Cónegos na luta pela subida de divisão. Os dois clubes defrontam-se no sábado, na 31ª jornada, naquele que pode ser o jogo da subida e do título para o Moreirense, mas que, ao mesmo tempo, pode ser decisivo para as contas do Estrela da Amadora. Pretexto para uma entrevista ao Grupo Santiago, em que António Conceição recorda a passagem pelo Moreirense.

Entende que este embate entre o Estrela da Amadora e o Moreirense é o jogo mais decisivo da temporada?: “É um jogo com as duas equipas mais regulares. O Moreirense tem feito uma campanha fantástica. Para mim, o que está em causa para o Moreirense é se será capaz de manter o 1º lugar até ao final da época e conquistar o título nacional. Parece-me que será capaz de o fazer, porque tem mostrado condições para isso. O Estrela da Amadora tem vindo a crescer, manteve-se sempre nos primeiros lugares. É um jogo de maior responsabilidade para o Estrela, porque se não conseguir ganhar abre espaço a uma possível aproximação do Farense. Adivinha-se um jogo muito equilibrado, com duas boas equipas, com um trajecto quase imaculado. O Moreirense pode partir para este jogo mais tranquilo porque o primeiro objectivo, a subida, está praticamente garantido.”

Encontra algumas semelhanças neste Moreirense para aquele que orientou na temporada 2013/2014, que teve uma oposição muito competente do FC Porto B?: “Vejo semelhança ao nível dos plantéis. Este plantel do Moreirense também é muito equilibrado, com uma estrutura do que será a próxima época. O Moreirense que treinei também tinha um plantel muito bem elaborado. No trajecto da equipa não vejo muitas semelhanças, porque desde cedo este Moreirense assumiu o 1º lugar e não saiu de lá. O Moreirense que treinei, após substituir o Vítor Oliveira, raramente andou no 1º lugar, apenas o atingiu nas duas últimas jornadas, conquistando depois o título, há semelhança nos plantéis e no objectivo subida, mas o trajecto é diferente. O balanço foi extremamente positivo naquela época com a conquista do título nacional diante de um FC Porto B muito bem estruturado.”

O embate entre o Estrela da Amadora e o Moreirense vai despertar-lhe uma curiosidade especial em função do seu passado nos dois clubes?: “Continuo a seguir os campeonatos nacionais, apesar de nos últimos anos ter passado muito tempo fora do país. A Liga 2 é um campeonato muito competitivo, onde tive sucesso com três subidas e dois títulos nacionais, no Moreirense e Estrela da Amadora. Por onde passo procuro sempre seguir sempre a carreira desses clubes e, porventura, vou seguir esse jogo com atenção porque tenho um carinho especial pelas duas equipas. Estive dois anos no Estrela da Amadora, com uma subida e uma excelente campanha na Liga num contexto muito difícil, com salários em atraso.”


Marcações: Moreira de Cónegos, Moreirense Futebol Clube, António Conceição

Imprimir Email