Rui Borges: "São os melhores jogos, os que temos menos a perder e mais a ganhar"


O técnico do Moreirense, Rui Borges, esteve na sala de imprensa do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas para promover a antevisão do embate com o FC Porto. O encontro da 18ª jornada da Liga terá lugar este sábado, no Estádio do Dragão, pelas 20h30.


O arranque da segunda volta com a deslocação ao FC Porto?: "É um bom arranque de segunda volta, com jogos muito competitivos, frente a equipa que está no topo. São os melhores jogos, os que temos menos a perder e mais a ganhar. A pressão está do lado de quem luta pelo campeonato, mos só temos de desfrutar do jogo, jogar com alegria. Os jogadores não sentem tanta pressão, estão motivadíssimos".

As mudanças no ataque no Estoril podem continuar no jogo com o FC Porto?: "As mudanças aconteceram um pouco pela semana que tivemos, os avançados estavam todos com problema gripais. Tivemos de nos adaptar. Jogou o Aparício, que deu outras coisas ao jogo, mas não é um avançado. De resto, temos três avançados e todos eles são opção para o jogo, estão disponíveis e vão estar os três no jogo".

O FC Porto é agora uma equipa mais estabilizada?: "Vamos encontrar o FC Porto mais forte e equilibrado no campeonato. Está numa fase muito boa, equilibrada, coesa. Está mais equilibrado em todos os momentos do jogo com estas novas dinâmicas introduzidas nos últimos jogos, não sei se por ausência do Taremi. É o FC Porto mais forte da época. Não temos nada a perder, mas apenas a ganhar. Começamos um ciclo muito bom, competitivo, em que queremos fazer mais pontos do que os que fizemos na primeira volta. Queremos fazer uma segunda volta muito competitiva".

O que espera da segunda volta depois da afirmação na primeira?: "A ambição é dos jogadores. Eles têm uma ambição enorme, a ambição deles é que nos vai fazer perceber até onde podemos chegar. O grupo é muito focado, comprometido, mas a segunda volta vai ser muito mais difícil que a primeira porque as equipas vão identificar-nos melhor. O foco é o FC Porto, porque estamos cientes que vamos encontrar dificuldades. Mas, também vamos querer ser Moreirense e iremos tentar procurar e perceber os espaços. Queremos ser competentes e se possível ganhar, mesmo sabendo que é um jogo muito difícil".

O Moreirense pode ambicionar a lutar pelos lugares europeus?: "A nossa ambição é chegar os 34 ou 35 pontos. Temos 29 e queremos chegar agora aos 32. A nossa ambição passa por somar pontos, o resto é consequência. Tudo o que fizermos na segunda volta no fim vemos o que dá".

De que forma o Moreirense pode ser mais perigoso e tirar algo do jogo com o FC Porto?: "Tem de procurar ser Moreirens, que tem a ver com o que temos sido no campeonato, uma equipa equilibrada em todos os momentos do jogo. Temos sido uma equipa equilibrada em todos os momentos, temos sido competentes defensivamente, mas também nos restantes momentos do jogo. Amanhã, a grande dificuldade vai ser essa, perceber que temos mesmo de ser competentes em todos os momentos para não deixar o FC Porto criar muitas oportunidades de golo".

Uma das metas para a segunda volta é garantir a melhor pontuação de sempre na Liga?: "Não penso nisso. Penso em ser o mais competente possível e ajudar os jogadores para estarem preparados para o próximo jogo. É essa a minha ambição".

O mercado de Inverno do Moreirense...: "Tem sido baseado na questão das oportunidades e mudanças pelas saídas. O André Luís foi uma venda e acrescentamos o Mingotti, um jogador de presente e futuro, um jogador de série A, que traz qualidade. O Rebelo é uma contratação de futuro, um miúdo que muita gente andava a ver. O clube antecipou-se, e bem, mas é um miúdo para médio e longo prazo, que tem a adaptação ao futebol profissional. Vai crescer, mas até se pode impor. O Castro não precisa de apresentações. Fiquei feliz porque é um jogador à nossa imagem, à imagem da equipa técnica e do clube. Perdemos um líder, mas ganhamos outro. É importante para o equilíbrio do grupo, que tem muita gente jovem. Pode ajudar os jovens , chamá-los à terra em alguns momentos porque é um jogador muito competitivo. É um jogador muito importante para o Moreirense nesta época e meia em que vai estar connosco".


Marcações: Moreirense Futebol Clube, Rui Borges

Imprimir Email