APCVD suspendeu registo da claque White Angels como Grupo Organizado de Adeptos


A Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto suspendeu o registo da claque White Angels como Grupo Organizado de Adeptos. A decisão daquele organismo foi tomada a 3 de Janeiro, depois de concluído o processo que estava a decorrer. De resto, segundo apuramos, esta medida vai de encontro às expectativas dos White Angels, mas também do Vitória, uma vez que a claque não tinha mostrado disponibilidade para se adaptar às novas exigências da Lei em vigor para manter o registo como Grupo Organizado de Adeptos. A claque White Angels estava registada como Grupo Organizado de Adeptos desde 31 de Outubro de 2014, tendo efectuado a última actualização trimestral do registo a 25 de Fevereiro de 2020.


De acordo com o documento da Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto, o Vitória, promotor do GOA White Angels, foi notificado a 7 de Setembro e 9 de Outubro de 2023 para remeter o protocolo em vigor. Contudo, a APCVD nunca recebeu resposta pelo que entendeu estarem “reunidas as condições para se proceder à suspensão do registo do GOA White Angels”.

Consumada a decisão, a Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto notificou o Vitória de que “entrando em vigor a suspensão se deve abster de atribuir qualquer apoio ao grupo organizado de adeptos, nomeadamente na concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, sejam no interior ou no exterior do recinto desportivo, cedência de títulos de ingressos a preços especiais ou em número superior ao de membros filiados, apoio nas deslocações ou apoio técnico, financeiro ou material”.

A decisão da Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto é suscetível de impugnação, mas tanto o Vitória como a claque White Angels não irão contestar a medida, uma vez que, como já referimos, a mesma vai de encontro às expectativas das duas partes, uma vez que não foram cumpridos os pressupostos exigidos. A partir de agora, a claque está proibida de utilizar megafones e outros instrumentos produtores de ruídos, bem como bandeiras, tarjas e outros acessórios de dimensão superior a 1 metro por 1 metro.

O incumprimento desta decisão da Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto pode levar à realização de jogos à porta fechada.

Foto: Vitória SC


Marcações: Vitória Sport Clube, White Angels

Imprimir Email