Vereador do PSD mostrou preocupação pelos atrasos nos apoios aos clubes de Guimarães

Os subsídios para apoiar a vertente de formação das associações desportivas do Concelho deverão ser submetidos à apreciação na próxima reunião do executivo municipal.

A informação foi prestada por Domingos Bragança, na sessão realizada na pasasda segunda-feira, ao reagir à intervenção em que o vereador do PSD, Ricardo Araújo, lamentou os atrasos e inconvenientes decorrentes da demora na atribuição dos apoios.

"Foi o nosso sinal de alerta para o Executivo encontrar uma solução que independentemente de estar a ser elaborado um novo Regulamento, essa responsabilidade do Município não poderá prejudicar a actividade regular e corrente dos clubes desportivos. O Município deve de forma atempada elaborar o regulamento e as candidaturas deviam ser executadas ao abrigo dos Regulamentos que estão em vigor e não ao abrigo de Regulamentos que estão em fase de apreciação ou alteração porque quando os clubes se candidatam deveriam saber qual o Regulamento que está em vigor", advertiu Ricardo Araújo.

O Presidente da Câmara explicou que está a ser elaborada uma nova versão do Regulamento de Apoio "para aperfeiçoamento". "Enquanto não for aprovado, determino que se proceda se possível - tendo em atenção já o clausulado do novo regulamento - à atribuição dos apoios ao desporto, mas em especial os apoios à formação", salientou. "Poderemos proceder à atribuição dos subsídios em duas fases: o apoio à formação não oferece dúvidas e faz muita falta aos clubes e às associações desportivas; e num segundo momento se for caso disso poderemos apoiar as outras obras e os projectos dos clubes", acrescentou.

"Em meu entender não precisamos de estar à espera do aperfeiçoamento e a aprovação do Regulamento, mas juridicamente isto às vezes é mais complicado do que o que estou a dizer. Será o que a componente jurídica informar. Mas, na próxima reunião, seguirá o apoio à formação", referiu.

Imprimir Email