Ricardo Soares disputa último jogo em Dume: "O Brito é o clube da minha carreira no futebol"


Ricardo Soares vai disputar no domingo o derradeiro jogo da carreira com a camisola do Brito. Natural de Fafe, o defesa-central, de 32 anos, decidiu pendurar as chuteiras depois da partida com o Dumiense, da 26ª jornada da série A do Campeonato de Portugal. Ricardo Soares chegou a admitir que já não iria jogar esta temporada, mas acabou por se cumprir a quinta época consecutiva no clube vimaranense.


Além do Brito, o defesa-central jogou ainda cinco temporadas no Torcatense, Travassós, Mondinense e Fafe, onde cumpriu a formação. Na longa ligação ao desporto, representou ainda o Andebol Clube de Fafe como jogador de andebol.

O que o leva a tomar esta decisão, depois de já ter cogitado deixar o futebol no início da época?: “É verdade que tinha dito aos responsáveis do clube que não ia continuar a jogar no Brito nem em lado algum, não só por motivos profissionais, como pessoais. Depois de terminar a formação acedi ao pedido para continuar, mas sempre a achar que em Outubro ou Novembro ia sair. Mais uma vez o clube conseguiu convencer-me a continuar, apesar de passar a treinar apenas por uma vez por semana a partir de Janeiro. Tentei ajudar da melhor forma e chego ao fim deste percurso. Agora, até porque fui pai recentemente, vou dedicar-me à vida pessoal e profissional”.

O que leva desta longa passagem pelo futebol?: “Ficam coisas muito boas, momentos fantásticos, outros não tão bons. Sinto que foi um percurso muito bom, mas que agora chega ao fim”.

O que mais importante lhe deu o futebol?: “É uma boa pergunta… sobretudo as pessoas. Fico com algumas das pessoas com quem convivi para sempre”.

Passou grande parte da carreira no Torcatense e Brito. Que afinidade tem por estes clubes?: “Uma grande afinidade por ambos. Por ser o último clube, mas não só por isso, o Brito é o clube que mais me marca. O Brito é o clube da minha carreira no futebol. Ficam eternizadas as duas permanências depois da subida, um grupo fantástico desde que estou lá".

A que se deveu o sucesso do Brito nestas duas últimas épocas?: “O grupo que foi construído nos últimos anos foi uma grande mais valia. Somos um clube amador, nem sequer semi-profissional. Não podemos ter medo das palavras, somos mesmo amadores. Por isso, este percurso tem de ser destacado. Dentro do amadorismo, o clube foi o mais profissional possível, por isso é que atingiu as metas traçadas. O que fizemos, por parte dos jogadores, equipa técnica e Direção, é de louvar”.


Marcações: Brito SC

Imprimir Email