Escola de Engenharia da UMinho mostra inovações à sociedade

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organiza uma mostra de spin-offs e interfaces da instituição esta quarta-feira, numa iniciativa que decorre entre as 10h00 e as 18h00, na nave central do campus de Azurém, em Guimarães. A iniciativa designa-se “Engenharia ao serviço da Sociedade”, insere-se nas atividades do Cinquentenário da UMinho e tem entrada livre.

"Um novo tratamento para a artrite reumatoide, embalagens biodegradáveis, células robóticas de fabrico aditivo, um detetor portátil do tipo de sangue, a produção de alimentos saudáveis com inteligência artificial ou ainda viseiras, trotinetes e rifles com subprodutos reciclados. Eis alguns exemplos de tecnologias com as quais os cidadãos vão poder interagir nos stands das 25 jovens empresas, interfaces e laboratórios colaborativos. Na mostra estão igualmente presentes as aceleradoras de empreendedorismo Startup Braga e Set.Up Guimarães e a Ordem dos Engenheiros - Região Norte. Ao longo do espaço, vai conhecer-se melhor as áreas de negócio, os serviços, os produtos e as oportunidades de colaboração daquelas entidades", refere a Uminho.

O programa paralelo inclui duas palestras. Pedro Siza Vieira, ex-ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, fala pelas 10h30 sobre “O conhecimento e a inovação como alavancas do crescimento económico”. De tarde, às 15h00, o tema “Valorizar o conhecimento – Proteger o futuro” é analisado pelo coordenador do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da TecMinho, Marco Sousa. A sessão de encerramento vai contar com o presidente da EEUM, Pedro Arezes.

O evento visa mostrar o impacto socioeconómico do ecossistema da Escola de Engenharia da UMinho, que se afirma desde a origem pela transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade e para o tecido empresarial e industrial. A iniciativa – que é cofinanciada pelos programas POCH e Portugal 2020 – surge também como agradecimento aos antigos e atuais membros da Escola envolvidos nestas atividades. Curiosamente, na EEUM nasceram 75% das spins-offs da UMinho e cinco das 12 interfaces da UMinho.

As entidades participantes na mostra são: B4Logic, BeKofee, Betweien, CCG/ZGDV, Centro para a Valorização de Resíduos, Criam, Done Lab, DTx - Digital Transformation CoLab, EPIC Júnior, ESI Robotics, Extreme Materials, Cerveja Letra, Fibrenamics, Givaware, Keep Solutions, NaturaMatéria, Nutrium, OmniumAI, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Pragmatic, Satisfibre, Sciencentris, Solfarcos, TecMinho e To-Be-Green.

Marcações: Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Imprimir Email