Junta da Costa promove "sentimento identitário" com o Dia da Freguesia

A Junta da Costa vai promover o Dia da Freguesia. Trata-se de uma iniciativa que decorrerá nos próximos dias 18, 22 e 23.

O Presidente da autarquia, Vítor Matos, refere que o evento promove o sentimento identitário de uma freguesia urbana que nos últimos anos duplicou a sua população. Trata-se de um crescimento que "faz com que se sinta a necessidade de incrementar um sentimento identitário da freguesia".
No primeiro dia do evento, Dia de Santa Marinha da Costa, realiza-se uma sessão solene no átrio da igreja que "servirá para chamar a atenção do estado de degradação" daquele espaço de culto e também para homenagear pessoas e instituições locais, nomeadamente o agrupamento local do Corpo Nacional de Escutas.
Nos dois dias restantes, decorrerá uma «Feirinha da Costa» com a participação de entidades locais desafiadas a participar pela Junta de Freguesia.
O programa do Dia da Freguesia da Costa integra ainda animação a cargo da actuação de vários grupos musicais.

No dia 22, durante a tarde as crianças poderão divertir-se em insufláveis, no parque da JUNI e pelas 18h00, será inaugurada a reabilitação dos tanques públicos da Rua de Santa Marinha. Às 20h30, há sessão de fados, seguida da actuação do grupo Show-On.
No último dia, às 10h00, realiza-se uma procissão, seguida de missa em honra de Santa Marinha e, pelas 14h00, há espectáculo de folclore.

No esforço de promover um sentimento identitário da freguesia da Costa, o Presidente da Junta, lembra a recuperação de tradições populares como a organização da festa de S. Roque, retomada o ano passado e arraiais de S. Pedro, promovidos pela JUNI e no Bairro J. Teixeira.


Marcações: Costa

Imprimir Email