USF de S. Torcato sem serviços administrativos por falta de funcionários

A Unidade de Saúde de S. Torcato está sem funcionários. Trata-se de uma situação denunciada pela Junta de Freguesia daquela Vila vimaranenses.

Em comunicado a Autarquia refere que após "diversas queixas de utentes, a Junta de Freguesia de S. Torcato inteirou-se da situação e verificou que se trata de um problema de falta de funcionários administrativos" numa Unidade que serve todo o vale de S. Torcato.
"Este problema está a afectar de forma critica o funcionamento do referido estabelecimento, com graves prejuízos para a população, principalmente no que diz respeito aos serviços administrativos e não clínicos, tendo, no entanto implicação um no outro", lê-se no comunicado.

Segundo o autarca Alberto Martins, a situação agravou-se esta quinta-feira, dia em que "não há nenhum funcionário administrativo" na USF. O que inviabiliza qualquer acto administrativo, seja a marcação de consultas, seja o levantamento de receitas médicas.
De acordo com Alberto Martins, a situação tem vindo a degradar-se num cenário de redução de funcionários que conheceu a sua situação mais crítica devido a problemas de saúde e férias de funcionários.

A Junta de Freguesia não esconde a sua preocupação perante um caso cuja resolução não está ao alcance da Coordenação da unidade de saúde. E se é certo que "para a semana há funcionários que retomam o trabalho após o gozo de férias, a verdade é que o problema não ficará resolvido, sendo que na base do problema está o número reduzido de funcionários". Neste contexto, a Autarquia reclama a necessidade de serem "repostos todos os efectivos necessários ao bom funcionamento da unidade de saúde garantindo, desta forma, a continuação do trabalho de enorme qualidade que diariamente prestam na comunidade".

A Junta de Freguesia vai continuar a acompanhar a situação e a encetar todas as diligências necessárias que estejam ao seu alcance, por forma a normalizar a situação, conclui o comunicado.


Marcações: S. Torcato, USF

Imprimir Email