Buscas em Guimarães em investigação a antigo chefe de gabinete de Ministro

 

O chefe de gabinete do ministro Pedro Nuno Santos no anterior Governo socialista, Nuno Araújo, foi esta terça-feira alvo de buscas por parte do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária.

Em causa estão suspeitas da prática de crimes de corrupção e tráfico de influências em matérias relacionadas com contratação pública para municípios, explica o Ministério Público em comunicado. Nuno Araújo é actualmente Presidente do Porto de Leixões.
No total foram realizadas 10 buscas numa empresa privada, numa empresa pública de gestão de águas e em diversas autarquias e habitações nas zonas de Penafiel e Guimarães.
O MP avança que no inquérito investigam-se "factos relacionados com a celebração, por ajuste directo, de aquisição de serviços entre uma sociedade comercial e os referidos municípios e a empresa pública".
"À data, a sociedade adjudicatária seria gerida e controlada de facto pelo sócio-gerente anterior, o qual exercia então funções de chefe de gabinete ministerial", refere o MP.

O MP indica ainda que este antigo chefe de gabinete ministerial "usaria a sua influência decorrente do cargo para conseguir a celebração por ajuste direto, tirando benefícios monetários através de outra sociedade comercial, que igualmente controlava".
Numa nota enviada às redações, o ministro Pedro Nuno Santos diz que é alheio ao caso e que aguarda o desenrolar do processo judicial.


Marcações: PJ , Chefe de Gabinete, buscas, Nuno Araújo

Imprimir Email