Mulher de 30 anos com vírus da gripe A em estado grave

Os responsáveis clínicos do Hospital S. João, no Porto, confirmaram hoje que os dois doentes que ali se encontram internados com gripe A estão em estado grave. Um dos pacientes é uma jovem de 30 anos, transferida ontem à noite do Hospital de Guimarães, já com insuficiência respiratória e a necessitar de ventilação.
A mulher, que não tinha patologia prévia conhecida, chegou ao S. João com o diagnóstico confirmado da doença, mas o Ministério da Saúde adiantara antes, em comunicado, que o exame laboratorial só foi feito 36 horas após a hospitalização porque ela não apresentava critérios compatíveis com a infecção pelo vírus H1N1.
O segundo doente é um homem de 63 anos que foi transferido ontem de manhã do Hospital de Famalicão e que, ao contrário da paciente transferida de Guimarães, tinha patologias crónicas subjacentes, nomedamente do foro cardíaco e sofreu "um evento cardiovascular agudo". "Está em situação clínica estável", e a evolução do seu estado depende sobretudo da doença crónica, acrescentou Margarida Tavares.

Marcações: Saúde

Imprimir Email