Assembleia Municipal dominada pela candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 dominou, como se esperava, a sessão da Assembleia Municipal. Depois da candidatura não ter sido aprovada pela Comissão Europeia para a fase final do concurso, a oposição teceu críticas à maioria socialista.
Tiago Laranjeiro, do PSD acusou a Câmara de ter "começado a construir a casa pelo telhado".  Sónia Ribeiro, do Bloco de Esquerda, lamentou que a candidatura não tivesse conseguido "envolver a população" Já Mariana Silva, da CDU, considerou caricato que se "conheça o resultado mas se desconheça a candidatura apresentada ao prémio".

O Presidente da Câmara disse que tratando-se de um concurso não fazia sentido revelar publicamente às cidades adversárias a candidatura de Guimarães, prometendo editá-la em livro. Domingos Bragança sublinhou a importância de prosseguir o caminho com um plano de desenvolvimento sustentável que aprofunde o trabalho já realizado para renovar a candidatura a médio prazo, admnitindo como horizonte 2030.

"Competimos com grandes cidades europeias e conseguimos o 5º lugar, conquintando quatro segundos lugares nos items da candidatura. Tivemos ousafdia e coragem de concorrer e estamos orgulhosos do resultado", afirmou. 

A sessão da Assembleia Municipal prossegue segunda-feira para esgotar a agenda de trabalhos.

Marcações: Assembleia Municipal, Capital Verde, CVE

Imprimir Email