Trânsito na rotunda de Silvares deverá aumentar 30 por cento nos próximos 20 anos

O volume de tráfego na rotunda de Silvares, onde vai ser efectuado um desnivelamento inferior que permitirá a ligação directa da A11 à Variante de Creixomil, deverá aumentar cerca de 30 por cento nos próximos 20 anos.
A previsão foi anunciada pelo Director da Infraestruturas de Portugal durante a apresentação do projecto que permitirá melhorar a fluidez do trânsito naquela zona, realizada no salão nobre da Câmara de Guimarães
Ao referir que a obra de desnivelamento da rotunda de Silvares surge enquadrada no programa de valorização das acessibilidades de 12 áreas empresariais do País, onde está contemplada a nova ligação ao Avepark, em Barco, José Manuel Faísca afirmou: "estamos perante um eixo que permite a aproximação e a ligação ao Avepark. Este percurso não poderia ser implementado sem melhoria da ligação actual à A11 e depois com a amarração do nó, na rotunda de Silvares".

"A rotunda de Silvares para além do congestionamento nas horas de ponta que cria problema na fluidez do tráfego permite a devida articulação entre a A11, a EN 101, a EN 206 e toda a zona comercial e industrial na envolvente do nó de Silvares", sustentou, adiantando que a obra permitirá "melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança, garantindo um acesso directo entre a A11 e Guimarães que permitirá uma maior fluidez, uma vez que o tráfego passará a ser directo entre a A11 e o sentido do centro de Guimarães e permitirá também separar os tráfegos mais locais e dos de entrada e saída de Guimarães".

"De acordo com os estudos da IP, prevê-se um acréscimo de 30 por cento de volumes de tráfego nos próximos 20 anos", frisou. "Uma situação que já começa a ser crítica tenderá a agravar-se e isso leva a que também com a pressão 'positiva' que a Câmara nos fez que se começasse a pensar no desnivelamento de Silvares", acrescentou o dirigente, precisando: "com a geometria que propomos, prevê-se que 30 por cento do tráfego seja canalizado para a solução desnivelada, para o eixo A11 - Guimarães, o que permite libertar a bolacha da rotunda para o tráfego local. Os pontos de maior conflito passarão a deixar de existir ou serão minimizados".

Durante a apresentação, o Presidente da Câmara lembrou que, em Março de 2017, o Município assinou com o Governo a ligação ao Parque de Ciência e Tecnologia. "O desnivelamento da rotunda de Silvares é a primeira fase, a segunda é a construção da rotunda de Ponte e terceira é a ligação de Ponte ao Parque de Ciência e Tecnologia. Desde essa altura, a IP e a Câmara de Guimarães têm estado a trabalhar intensamente para se fazer o desnivelamento da rotunda de Silvares. Se o procedimento correr bem teremos obra em 2019", referiu Domingos Bragança. "Se fosse possível, o ideal era fazê-la num dia! Vamos ver se reduzimos esse prazo para meio ano", afirmou, esperando que, em 2019, seja possível lançar o concurso público para a obra da rotunda de Ponte, na confluência da EN 101 e o acesso ao Parque Industrial de Ponte, bem como o início do processo de aquisições dos terrenos para a construção da via de ligação ao Avepark.

Imprimir Email