Domingos Bragança: «A transmissão do vírus em Guimarães é comunitária»

O Presidente da Câmara de Guimarães mostrou-se preocupado com a propagação da Covid-19 no Concelho, insistindo no apelo ao uso generalizado de máscara pela população nos espaços públicos.

Em declarações prestadas no final da reunião do Executivo desta segunda-feira, após o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, ter pedido esclarecimentos sobre a forma como o Município está a acompanhar da actividade nas escolas após as férias e quais as respostas existentes para enfrentar uma possível segunda vaga da pandemia, o Presidente da Câmara adiantou que "a transmissão do vírus em Guimarães é comunitária, o que torna tudo mais difícil porque não se consegue perceber qual a cadeia de contágio e é mais difícil cortá-la". "Faço um apelo, como Presidente da Comissão Municipal de Protecção Civil, para darmos o nosso melhor. Dar o nosso melhor é dentro de todas as nossas capacidades e competências, em cooperação, em plataforma colaborativa. Ninguém é indiferente à ajuda e ao apoio que tem de prestar às pessoas e à cooperação com todas as entidades", afirmou, ao salientar que "a primeira entidade responsável é a Autoridade de Saúde, com competência e capacidade de intervir na comunidade, para que possa dar a conhecer quer pedagogicamente, as determinações e regulamentos, aquilo que cada um de nós tem de fazer".

"O Presidente da Câmara não sabe onde estão, nem quem são os infectados e não tem de saber. A Autoridade de Saúde é quem tem essa informação para cortar as cadeias de contágio", advertiu, continuando: "como estamos numa situação de contágio de comunidade, que não é para alarme, temos de ter um sentido enorme de responsabilidade para nos protegermos para proteger os outros".

"Na última reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil", observou, frisando que foi consensual que entre a entidades representadas que "o uso da máscara no espaço público e nos espaços confinados deveria ser obrigatória por lei e não é. O Presidente da Câmara não pode impedir que as pessoas andem sem máscara no espaço público".

"Vivemos em pandemia e temos de viver a normalidade em pandemia. Contrariamente ao início do surto, hoje temos o consenso de que tem de haver presença física. A abertura das escolas é o grande desafio que temos pela frente, com a presença física dos alunos", assinalou, ao sublinhar que "cada escola tem de ter o seu Plano de Contingência aperfeiçoado de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde, "divulgando-o junto de toda a comunidade educativa para que saiba o que tem de fazer, sem entrar em alarme".

O Presidente da Câmara garantiu que está a acompanhar a evolução da propagação da doença, tendo o Município já disponibilizado o apoio às instituições que prestam serviços públicos onde foram confirmados casos positivos, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários de Guimarães, onde há seis casos confirmados, e à empresa municipal Vitrus, em que três funcionários testaram positivo, mas encontram-se assintomáticos e a cumprir as orientações da Autoridade de Saúde.

Marcações: Presidente da Câmara de Guimarães, covid-19, pandemia

Imprimir Email