Junta da Freguesia de Infantas lembra a «Celestinha» no Dia Internacional da Mulher

Na comemoração do Dia Internacional da Mulher que se assinala esta segunda-feira, a Junta de Freguesia de Infantas recorda Ermelinda Celeste Alves da Silva Lobo. A «Celestinha» como era conhecida, nasceu a 20 de Janeiro de 1918 em Infantas, na Casa da Escola Primária, onde vivia e era professora, e foi a primeira mulher a assumir a liderança da autarquia, tomando posse do cargo a 29 de Janeiro de 1977.
Em comunicado, a Autarquia destaca da governação de Celeste Lobo a construção de tanques de água pública e a abertura e arranjos de caminhos públicos. Também lutou pela iluminação pública que era quase inexistente.

Neste dia Internacional da Mulher, a Junta de Freguesia de Infantas deseja que "o exemplo de Celeste Leite seja motivo de força para todas as mulheres, que enfrentado todas as dificuldades sociais foi admirada por toda a sua simplicidade e generosidade. Que cada mulher tenha coragem de livremente dar o seu contributo em prol de uma sociedade mais justa e de verdadeira igualdade, sem recear o preconceito social".
Ermelinda Celeste Lobo faleceu, em Vila Nova das Infantas, a 12 de Janeiro de 2009.


Marcações: Celestinha, Junta Freguesia de Infantas, Dia Internacional das Mulheres

Imprimir Email