Mais 200 vagas para reforçar oferta nas creches em Guimarães

O número de vagas nas creches de Guimarães vai aumentar, podendo em Setembro, a oferta ser reforçada com mais 200 lugares. A possibilidade da entrada de mais duas crianças por sala, no caso das salas com crianças de 1 e 2 anos, vai alargar o número de lugares disponíveis nas Instituições do Concelho e o Município continua empenhado em adaptar o edifício do antigo Seminário do Verbo Divino para que uma IPSS do Concelho possa ali criar uma creche.

A garantia foi deixada pela maioria socialista ao ser confrontada com o assunto durante a última reunião do Executivo vimaranense.

O vereador do PSD, Bruno Fernandes, foi directo a perguntar: "em Setembro, haverá creches para as famílias colocarem os seus meninos?", argumentando que "é um dos temas com mais impacto no dia-a-dia dos vimaranenses, a par das preocupações com a habitação e com o emprego". "O Governo tem dado passos: a creche é gratuita e o número de crianças por sala há muito reclamado foi alargado. Há incentivos para a criação de creches em universidades, em empresas e hospitais! E em Guimarães? Como está o processo de criação de 120 vagas no edifício do Seminário do Verbo Divino?", indagou o representante social-democrata.

Na reacção, o Presidente da Câmara sublinhou o esforço do Município para encontrar soluções em articulação com diversas instituições do sector social, com os contactos mantidos com a entidade proprietária do edifício do Verbo Divino e com os serviços da Segurança Social.

"É um problema nacional. O Governo tem a responsabilidade nacional. A medida de gratuitidade foi excepcional, mas o problema agravou-se. O alargamento do número de lugares nas salas tinha sido reclamado pelas IPSS. As câmaras queriam intervir directamente nas creches e até agora o Governo não permitia", começou por responder Domingos Bragança, informando que juntamente com a vereadora Paula Oliveira reuniu com a direcção do Seminário do Verbo Divino. "A Câmara de Guimarães até considerou adquirir aquele imóvel", afirmou, ao vincar que o processo tendente à celebração de um contrato de arrendamento não está concluído, mas que se encontra "em fase avançada", podendo ser criadas condições para o acolhimento de 120 lugares de creche no rés-do-chão.

"É um processo que está no bom caminho, mas não está definitivamente conseguido este objectivo", acrescentou, precisando que "os 120 lugares estão validados pelos serviços técnicos da Segurança Social".
No sentido de assegurar todas as condições de funcionamento, o Município mantém o interesse em arrendar aquele imóvel e entregar em comodato a uma IPSS da Cidade. Domingos Bragança aludiu a uma aproximação informal feita "a duas ou três IPSS", concretizando que a solução passará por essa entidade assumir a gestão, revelando depois que a instituição em causa que poderá assumir o funcionamento dessa creche é o Infantário Nuno Simões.

Para além do Seminário do Verbo Divino, está previsto o reforço da oferta de lugares em creche na freguesia de Brito, com a ocupação da Escola da Ribeira, edifício que só agora ficou disponível após a conclusão das obras do Centro Escolar de Casais. "Se tudo correr bem, em Setembro poderemos ter uma oferta com mais 200 lugares de creche e, no próximo ano, esse número poderá aumentar para 300 ou 400", perspectivou, confiante no reforço das vagas nas creches do Concelho.

*Notícia publicada no jornal O Comércio de Guimarães, edição de 12 de julho de 2023

Marcações: creches

Imprimir Email