PCP reivindica uma rede de creches pública em Guimarães

O deputado do PCP na Assembleia da República, Manuel Loff, marcou presença em Guimarães esta segunda-feira, numa visita inserida no âmbito da proposta da CDU, sob o tema «Pais e crianças com direitos», que reclama a criação de uma rede pública de creches.

Manuel Loff considerou que as "crianças e as famílias carecem urgentemente da criação duma rede pública de creches, tal como foi proposta pelo partido comunista. "A grande maioria dos agregados familiares precisa de colocar as crianças nas creches. As nossas estimativas é que apenas metade das famílias têm lugar para as crianças numa creche e quarto têm direito a creche gratuita. Por isso, a nossa proposta é que exista uma rede pública capaz de receber todas as crianças nas creches. O PS diz que não pode ser feito do dia para a note, mas nós sempre propusemos que fosse feito de forma faseada", explicou

O deputado do PCP na Assembleia da República afirmou que não se precaveu para a pressão na rede de creches depois de anunciar a gratuitidade. "Precaveu-se financeira para uma pequena parte. Agora, nós percebemos que a pressão sobre a rede de creches que não são geridas pelo Estado é muito maior, pois as famílias perceberam que têm lugar de forma gratuita nas creches. Em Guimarães, tal como em todo o país, nota-se que as vagas não chegam para as crianças", avançou Manuel Loff, salientando que este pode ser um factor que influência a natalidade no país.   

O PCP salientou que depois de Guimarães, Famalicão e Fafe, também a Assembleia Municipal de Braba aprovou a mesma reivindicação. 

Marcações: PCP, creches

Imprimir Email