PCP questiona Governo sobre despedimentos colectivos em Guimarães

O PCP questionou o Governo através de uma pergunta apresentada na Assembleia da República sobre "despedimentos colectivos nas empresas António Martins e Ana Ribeiro e Fátima Lemos & Lemos", em Guimarães.

No documento, refere-se que está em causa "dezenas de trabalhadores e famílias afectados directamente com estes processos, sendo que há mesmo situações de casais em que ambos os elementos foram despedidos".
O PCP lembra que os trabalhadores "foram surpreendidos pelas decisões das respectivas administrações regresso de férias", sendo que no caso da empresas António Martins e Ana Ribeiro "as trabalhadoras têm um mês de salário e o subsídio de férias em atraso".
É neste contexto que o PCP considera que "o Governo não pode continuar a ignorar situações como as supracitadas e a permitir que os trabalhadores do sector têxtil continuem a ser descartados e a verem os seus os seus direitos repetidamente desrespeitados".

O PCP quer saber que informação tem o Governo sobre estes casos, que acompanhamento está a fazer da situação, se as empresas em causa têm alguma dívida à Segurança Social e se foram atribuídos às empresas apoios públicos nacionais e comunitários. Finalmente, o PCP quer saber que medidas pensa tomar o Governo para defender os postos de trabalho e os interesses e direitos dos trabalhadores.


Marcações: PCP

Imprimir Email