BE reitera que ferrovia deve ser a aposta para ligar Guimarães a Braga

O Bloco de Esquerda considera que a melhor aposta para melhorar a mobilidade entre as cidades de Guimarães e Braga, é a ferrovia.

A posição dos bloquistas foi reiterada pela coordenadora de Guimarães do Bloco de Esquerda em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira no Café Milenário.
Sónia Ribeiro sublinhou que essa é uma solução que não serviria só Guimarães.
"O Bloco de Esquerda tem feito várias propostas nesta matéria que se prendem, nomeadamente, com o plano ferroviário apresentado e consideramos que, de facto, a linha férrea seria a melhor solução para a ligação directa entre Guimarães e Braga e que serviria também os concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras que têm grande dificuldade em fazer deslocar-se", afirmou.

De resto, Sónia Ribeiro lembra que a solução defendida pela gestão socialista vimaranense inviabiliza a estrada nacional 101.
"Do nosso ponto de vista o poder político de Guimarães ainda não conseguiu explicar quais são as consequências de uma via dedicada para instalar uma linha para o BRT. Nós consideramos que esta solução não vai resolver as necessidades de mobilidade e vai criar uma outra questão que o Município ainda não conseguiu explanar que é de que forma vai resolver a inviabilização da estrada nacional que liga Guimarães a Braga com a construção da via dedicada para o BRT", realçou.

António Lima, do Bloco de Esquerda de Braga, esclarece que se a solução que se perspectiva é a aposta do BRT, então e "atendendo aos custos, a opção deve ser o metro de superfície" que é o meio de transporte ambientalmente mais sustentável.
O Bloco de Esquerda sublinha ainda que em matéria de mobilidade as soluções a adoptar devem ser pensadas e coordenadas no âmbito das CIM do Ave e Cávado.


Marcações: mobilidade, BE

Imprimir Email