100 por cento da iluminação pública em Guimarães com luminárias Led

A eficiência energética vai abranger toda a iluminação pública do concelho de Guimarães, passando a ser assegurada apenas por luminárias com tecnologia Led.

A aquisição de serviços para “Contrato de Gestão de Eficiência Energética para a Iluminação Pública do Município de Guimarães” foi aprovada por unanimidade pelo Executivo vimaranense, na sua reunião desta segunda-feira, sendo a adjudicação feita ao concorrente “AMENER – Eficiência Energética, S.A.; AMENER V, Unipessoal, Lda.”, pelo valor de 9 milhões 747 mil euros, acrescido de IVA e o prazo contratual de 15 anos.

Em declarações prestadas aos jornalistas, no final da sessão, o Presidente da Câmara destacou a importância desta proposta que será sujeita a visto do Tribunal de Contas, representando a substituição de toda a luminária convencional por tecnologia LED. "É um passo fundamental no sentido da descarbonização", realçou Domingos Bragança, ao precisar que "serão substituídas 14 mil 600 luminárias de vapor de sódio por luminárias altamente eficientes de tecnologia Led".

No total, existem 36 mil luminárias no concelho de Guimarães, tendo o processo de substituição para tecnologia led já sido iniciado há algum tempo. "Recorreu-se a um tipo de procedimento em que o investimento total é feito pelo adjudicatário sendo ressarcido através da poupança verificada. Durante este período de tempo, fica a cargo do adjudicatário a gestão, manutenção, conservação e garantia de bom funcionamento", salientou, acrescentando que "a poupança de energia está estimada na ordem dos 79,9 por cento".

"Com esta intervenção todo o concelho de Guimarães terá iluminação led, ficando ultrapassadas as situações que actualmente são difíceis de resolver relacionadas com a substituição de luminárias que avariavam", frisou, indicando que o contrato salvaguarda a resolução dessas questões.

A instalação das luminárias com este tipo de tecnologia no centro da cidade de Guimarães permitirá a futura colocação de sistemas de videovigilância. "A rede suporta e alimenta bem a rede de videovigilância", adiantou Domingos Bragança, ao sustentar que o Município está a trabalhar com outras entidades no sentido de implementar o projecto em Guimarães.

Marcações: iluminação pública, sistema Led

Imprimir Email